Després, novo líder, vence 13ª etapa

Francês está a apenas 241 km da conquista do título no Rally Dakar, entre as motos.

Por Leandro Alvares

Etapa 13
Kayes (MLI) - Tambacunda (MLI)
Distância: 458 km
Cronometrados: 260 km

Cyril Després “estreou” bem o seu papel de novo líder do Rally Dakar na categoria motos. Nesta sexta-feira, dia em que Marc Comá deu adeus ao bicampeonato em função de uma queda, o francês conquistou a vitória da especial de 260 km entre as cidades de Kayes (Mali) e Tambacunda, já em território senegalês.

O trajeto foi concluído pelo piloto da KTM em 3h00min56s, pouco mais de 6min à frente do sul-africano Tom Classen, o segundo colocado. Chris Blais, dos EUA, finalizou em terceiro. 

Responsável por completar a dobradinha da França na classificação geral, David Casteu terminou a etapa de hoje em sétimo, resultado que o deixou com 32min56s de desvantagem em relação ao compatriota — e provável campeão da edição 2007 — na somatória dos tempos.

Jean Azevedo obteve o décimo posto e avançou para 33º no cômputo total. Para o brasileiro, este foi um dos estágios mais complicados do Dakar. “O começo da etapa tinha uma navegação muito complicada, praticamente todos os ponteiros, como o próprio Comá, acabaram se perdendo. Eu mesmo me perdi um pouco também, mas em poucos minutos achei a rota certa”, comentou.

“Quase todo o trajeto foi feito em estradinhas de terra, com uma quantidade enorme de poeira, tinha que tirar a mão, mal dava pra ver a trilha de tanta poeira, era perigoso andar rápido”, descreveu o corredor de São José dos Campos.

Carlos Ambrósio, outro representante do Brasil, ficou em 83º no percurso e passou para 52º no geral.

Restam apenas duas etapas para o desfecho do rali. Em distância, somente 241 km para o aparente título de Després. Mas como a zebra anda solta pelo deserto africano, é bom esperar a chegada do comboio até Dakar para, enfim, destacar o nome do campeão.

Classificação geral (13/15 etapas):
1) Cyril Després (FRA/KTM), 48h41min00s
2) David Casteu (FRA/KTM), a 32min56s
3) Chris Blais (EUA/KTM), a 54min52s
4) Pal Anders Ullevalseter (NOR/KTM), a 1h30min37s
5) Helder Rodrigues (POR/KTM), a 2h21min00s
33) Jean Azevedo (BRA/KTM), a 9h53min42s
52) Carlos Ambrósio (BRA/KTM), a 15h50min44s

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br