DESPRES É CAMPEÃO DO SERTÕES

Jean Azevedo terminou a tradicional prova da América Latina em terceiro.

Por Leandro Alvares

Cyril Despres foi o grande campeão nas motos da 14ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que terminou nesta sexta-feira em Porto Seguro, na Bahia. A competição, válida pela quinta etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, saiu de Goiânia no dia 27 de julho e percorreu cerca de 3.800 quilômetros pelos Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.

A prova contou com a supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). Despres tem um título mundial e um primeiro lugar no Paris-Dakar, o maior e mais temido rali do mundo.

Em segundo lugar ficou David Casteu, também da França. Com o vice no Brasil, Casteu disparou na liderança do Campeonato Mundial de Rally Cross Country e agora soma 109 pontos, contra 75 do espanhol Marc Coma, que não correu o Sertões esse ano (no ano passado ele abandonou com problemas mecânicos na moto).

Jean Azevedo, o melhor brasileiro, terminou em terceiro. O resultado do Sertões ajudou Despres a subir duas posições na classificação acumulada do mundial, passando de sétimo para quinto lugar com 47 pontos.

Ao todo o Sertões teve nove etapas e a última aconteceu entre Cândido Sales e Porto Seguro. Os pilotos partiram pela manhã para um deslocamento de 99 quilômetros e depois enfrentaram a etapa especial cronometrada de 131. Em seguida mais um deslocamento final até a Passarela do Álcool, onde estava armada a rampa de chegada. Os competidores foram recebidos com show musical e com chuva.

“O Sertões 2006 foi muito bom, muito bem bolado, e os pilotos estrangeiros gostaram bastante da prova. Um bom exemplo é o David Casteu, que entendeu bem a filosofia do rali aqui no país – um pouco diferente das provas no exterior. Ele estava sempre sorrindo. O Despres também elogiou bastante a competição”, afirmou Philippe Thiriet, diretor da CBM e membro do júri da FIM.

Classificação final nas motos:
1) Cyril Despres (FRA/KTM), 24h26min48s
2) David Casteu (FRA/KTM), a 10min14s
3) Jean Azevedo (BRA/KTM), a 22min23s
4) Zé Hélio Rodrigues (BRA/Suzuki), a 50min56s
5) Francisco Lopez (CHI/Honda), a 1h12min18s

Vencedores das especiais:
Etapa 1: Tiago Fantozzi (BRA/KTM)
Etapa 2: Tiago Fantozzi (BRA/KTM)
Etapa 3: Cyril Despres (FRA/KTM)
Etapa 4: Jean Azevedo (BRA/KTM)
Etapa 5: Cyril Despres (FRA/KTM)
Etapa 6: Juca Bala (BRA/Yamaha)
Etapa 7: Cyril Despres (FRA/KTM)
Etapa 8: Jean Azevedo (BRA/KTM)
Etapa 9: Juca Bala (BRA/Yamaha)

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br