Dakar: Cyril Despres levou a terceira etapa

O melhor brasileiro foi Tiago Fantozzi, que terminou o percurso na décima nona colocação.

Por Roberto Brandão

Cyril Despres teve uma vitória dominante na terceira etapa do Dakar 2010 9000km pela Argentina e Chile, e assumiu a liderança no geral.

Andando sério nas areias pela primeira vez e enfrentando algumas seções de grande dificuldade técnica, a estrela da KTM Despres, campeão Mundial de Rally de 2009, chegou 10min40s na frente de Helder Rodrigues, da Yamaha, no terceiro estágio e assumiu a liderança da competição deixando David Casteu 10min atrás dele.

A segunda feira, que levou os pilotos de La Roija para Flambala, abalou a ordem dos primeiros colocados e começou a subida dos Andes.

Para o francês Despres, um veterano e múltiplo vencedor do Dakar Africano, a etapa desta segunda feira o colocou em um terreno que está acostumado.

“Este é um daqueles estágios onde você está se preparando de manhã e pensa ‘ok, 180km, vai ser fácil. Logo estaremos no acampamento’. Mas você está lá, passou as últimas três horas lutando nas motos”, disse ele. “Foi um estágio bem ao estilo africano: fisicamente difícil por conta do calor, dunas suaves e aspectos mecânicos para lidar... foi um dia bem complicado”.

O vencedor do Dakar do ano passado, Marc Coma, que caiu para a décima quarta colocação no geral após tomar 22 minutos de penalização no primeiro estágio cronometrado, recuperou algumas posições e está agora na oitava posição, mas ainda está 42 minutos atrás de seu principal rival, Despres.

Coma também experimentou alguns problemas técnicos, em um dia em que as condições climáticas testaram pilotos e máquinas, e terminou na nona posição nesta etapa.

O melhor brasileiro do dia foi Tiago Fantozzi, que completou o percurso na décima nona posição, 51min30s atrás de Despres. Rodolpho Matteis foi o 35º colocado e Carlos Ambrosio terminou em 50º. Na classificação geral, os três ocupam, respectivamente, o 18º, o 37º e o 50º posto.

Hoje, a prova começará na Argentina e terminará no Chile. Os pilotos sairão de Fiambalá e terão como destino Copiapó, em um percurso de 629 km.

Resultados da terceira etapa:
1) Cyril Despres (FRA/KTM)
2) Helder Rodrigues (POR/Yamaha)
3) Paolo Goncalves (POR/BMW)
4) David Casteu (FRA/Sherco)
5) Francisco Lopez (CHI/Aprilia)
9) Marc Coma (ESP/KTM)

Classificação Geral:
1) Cyril Despres
2) David Casteu
3) Helder Rodrigues
4) Luca Manca
5) Alain Duclos
8) Marc Coma
18) Tiago Fantozzi
37) Rodolpho Matteis
50) Carlos Ambrosio


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br