Dakar confirma edição na América do Sul

Argentina e Chile recebem a famosa competição off-road entre os dias 3 e 18 de janeiro de 2009.

Por Leandro Alvares

A derrota para o terrorismo ocasionou ao Rally Dakar o que muitos já esperavam: em 2009, a prova não será realizada no continente africano.

Os organizadores do tradicional evento off-road anunciaram nesta segunda-feira que Argentina e Chile serão o palco da disputa no próximo ano.

A inédita edição na América do Sul acontecerá entre os dias 3 e 18 de janeiro, em um percurso de nove mil quilômetros — seis mil deles cronometrados.

“Vamos preparar uma grande festa em Buenos Aires”, afirmou Ettiene Lavigne, diretor do Dakar. A capital argentina terá o privilégio de sediar a largada e o encerramento do rali.

“Teremos uma prova com novas dificuldades, como as mudanças de clima, altitude e terreno. Acredito que vamos atrair muitos participantes”, apostou o dirigente.

Apesar da euforia com a ida para um novo continente, Lavigne avisou que não está descartado o retorno do Dakar à África em 2010. “Voltaremos para a África, mas agora é prematuro falar sobre isso. As coisas continuam complicadas por lá”.

Neste ano, quando completaria sua 30ª edição, o Rally Dakar deixou de ser realizado. O cancelamento — o primeiro da história do evento — deveu-se às ameaças de atentados terroristas na região da Mauritânia, país no qual seriam disputadas oito das 15 etapas do rali.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br