COPA CENTRO-OESTE DE ENDURO

IV Enduro das 3 Pedras de Bofete iniciou o certame deste ano.

Por Thiago Fuganti

Um belo domingo de sol prestigiou o início da temporada 2006 da Copa Centro-Oeste de Enduro de Regularidade, que contou com a participação de pilotos de várias cidades do Estado de São Paulo. Intitulada de IV Enduro das 3 Pedras de Bofete, a prova desafiadora contou com empolgantes pegas em cinco categorias, num percurso de 112 km.

Na classe Graduados, em que competem os pilotos mais experientes da Copa, o primeiro colocado foi o ituano Valter Higel. Anderson Príncipe, de Lençóis Paulista, ficou em segundo, seguido por Nelson Saquete, de Barra Bonita.

Entre os Juniores, o pódio foi todo Botucatuense, com Murilo Fortes em primeiro, Ricardo Tortorela em segundo e Rodrigo Bosco em terceiro. Na classe Over 40, Fernando Ferraz e Nilo Oscar, ambos Piracicabanos, ocuparam a primeira e segunda posição, respectivamente, com Silvio Pelegrini, de Porto Feliz, em terceiro.

João Amorim, de Botucatu, Fernando e Leandro Zootelli, de Piracicaba, foram os três primeiros da classe Novatos. Na Estreantes, a trinca de premiados foi composta por Anderson Antonio de Paula e Rafael Carvalho Pinto, ambos de Bofete, e Eliseu Vieira de Matos, de Botucatu.

Depois de largarem da praça central de Bofete e se deslocarem por estradas de terra, os competidores encararam a subida da trilha do "Paredão" e, na seqüência, a descida da trilha do "Peão". Os dois trechos, além do charme paisagístico, encantaram pela rica história, já que eram antigos caminhos de tropeiros, que com suas mulas carregadas de riquezas ou mantimentos, cruzaram a região.

Parte do nome oficial do Enduro, as pedras não poderiam deixar de ser uma outra atração no evento.  Mais do que isso, elas representaram o maior desafio por estarem soltas, presentes em todas as trilhas da Cuesta e excessivamente lisas, em função das águas de março.

Aliás, as fortes chuvas que caíram na região nos últimos meses deram um pouco de trabalho aos organizadores, que na semana anterior à competição precisaram executar serviços de recuperação em vários trechos das trilhas utilizadas no trajeto, no intuito de oferecer mais segurança aos protagonistas do espetáculo e para evitar que os "trechos de história" fossem levados pelas fortes enxurradas.

Depois de percorrido todo o trajeto, os competidores foram recebidos com festa e por uma multidão que os aguardavam de volta à praça central de Bofete, onde foi realizada a premiação.

A próxima etapa da Copa Centro-Oeste, o VI Enduro de Verão, será realizada na cidade de São Manuel (SP), no dia 9 de abril, e também será válida pela terceira e quarta etapas da CESPE Regularidade (Copa Estado de São Paulo de Enduro de Regularidade).


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br