Comá conquista o bi no Por Las Pampas

Jean Azevedo, único brasileiro 'sobrevivente' no desafiador rally, terminou em 12º.

Por Leandro Alvares

Após dificílimos 4.116 quilômetros de aventura e perigo por estradas movimentadas da Argentina e pelo deserto chileno de Atacama, o Por Las Pampas Rally conheceu ontem o vencedor da décima edição da prova, válida pelo Campeonato Mundial de Cross Country para motos e carros.

Como já era previsto pelos organizadores, o espanhol Marc Comá faturou a disputa pelo segundo ano consecutivo, ao completar os dez dias de competição em 23h48min34s, com mais de duas horas de vantagem sobre o segundo colocado, o norueguês Pal Ullevalseter. Jordi Viladoms terminou em terceiro.

A chegada do comboio aconteceu nesta quarta-feira, na cidade chilena de Iquique. Ao todo, foram percorridos 2.315 km de especiais desde a largada em Bariloche, na Argentina. “Estou feliz com a vitória e por ter treinado para o próximo Rally Dakar”, celebrou Comá.

“Para mim, a prova foi tranqüila, mas alguns concorrentes tiveram um final complicado”, acrescentou o piloto da KTM, referindo-se a dois incidentes que marcaram a penúltima etapa do rally; um deles envolvendo o português Helder Rodrigues — que sofreu uma forte queda e precisou ser resgatado de helicóptero — e outro com o francês David Casteu, que bateu em um caminhão.

Jean Azevedo, a bordo de sua KTM 700, concluiu o Por Las Pampas na 12ª posição. “Com problemas mecânicos em dois dias da prova ficou difícil conseguir um lugar entre os ponteiros. Mesmo assim estou satisfeito em terminar inteiro e ter treinado nas dunas”, afirmou o brasileiro, que pretende retornar ao Atacama em novembro para realizar seus últimos testes antes do Dakar 2008.

Rodolpho Mattheis, outro brazuca que encarava o rally, abandonou a disputa logo no início ao colidir com uma vaca, durante a especial rumo a Concepción. O corredor foi levado para o Hospital Del Trabajador, onde foi constatada a fratura de duas vértebras da coluna. Segundo os médicos, a lesão não é grave.

Resultado final do Por Las Pampas Rally:
1) Marc Comá (ESP/KTM 660), 23h48min34s
2) Pal Ullevalseter (NOR/KTM 660), 25h56min18s
3) Jordi Viladoms (ESP/KTM 660), 26h41min50s
4) Francisco Lopes (CHI/Honda 450), 26h50mins
5) Jacek Czachor (POL/KTM 450), 29h18min40s

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br