CLÍNICA COM JORDI PASCUET

Curso ministrada pelo piloto espanhol obteve êxito total entre os participantes

Por Fredy

Nem a fina garoa que caiu em alguns períodos no fim de semana passado (29 e 30/10) em Itapecerica da Serra/SP, durante a Clínica de Trial ministrada por Jordi Pascuet, fez o ânimo dos participantes diminuir. O local escolhido foi extremamente adequado, segundo o próprio campeão europeu afirmou. Além de contar com terreno e pedras de vários tipos, apresentou a dificuldade extra criada pelo piso escorregadio, obrigando a todos a utilizar o acelerador com muita precisão para não perder tração na roda traseira.

A oportunidade ímpar de contar com a orientação de um dos melhores pilotos do mundo na modalidade trial fez com que os brasileiros estivessem, segundo a segundo, ligados a cada palavra e movimento do piloto oficial da Equipe Gas Gas. Segundo a opinião unânime dos participantes, o resultado foi uma melhora, a olhos vistos, na técnica de pilotagem. O piloto japonês Ken Yonezawa, 44 anos, declara: "É incrível a técnica do Jordi. Tudo parece fácil". Paulo Eduardo L. Martini, 16 anos, também ficou muito satisfeito com a clínica: "Com as dicas que ouvi, fico até mais animado para a próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Trial", afirma.

Outro piloto que aproveitou muito a clínica foi o paulista Valter Fernandes, 23 anos, uma das revelações do trial nacional. Com apenas um ano e meio de prática do esporte com moto, recebeu importantes orientações do piloto espanhol. "Minha evolução no esporte está dividida entre antes e pós-clínica. Agora sei com exatidão onde estão meus pontos fracos e o que devo fazer para superá-los", destacou empolgado.

Jordi Pascuet, que pertence ao seleto grupo dos dez melhores pilotos de trial do mundo (Top Ten 2005) aprovou o local escolhido e também se disse satisfeito com o ambiente do trial brasileiro. "Estoy muy contento de haver visto el ambiente del trial brasileño. Vi que los pilotos tienen muchas ganas de hacer el trial. Espero que mi presencia en Brasil haya sido positiva para motivar aún más a los pilotos. Hay mucho que "trabajar" y les recomiendo entrenar, entrenar y entrenar. Hago estas clínicas en Europa y se nota que el nivel mejora, lo que está muy bien para el trial de Brasil. Seguro volveré siempre que pueda", declara o piloto que embarca hoje para Espanha.

Fredy Tejada, diretor da GAS GAS do Brasil, idealizador da clínica e responsável pela vinda do piloto espanhol, declarou: "Tudo saiu perfeito. As exibições do Salão Internacional Duas Rodas, a clínica de trial e até mesmo a cobertura desses eventos pela mídia superou nossas expectativas. Quem ganha com tudo isso é o esporte. O melhor nível técnico dos pilotos mostra até que ponto pode chegar o domínio da motocicleta. Isso é importante para a modalidade que está expandindo suas fronteiras".

Segundo ele, a intenção é sair do eixo São Paulo/Minas Gerais para aumentar o número de praticantes. Outros países menores da América Latina, como Colômbia e Venezuela, com um motociclismo menos expressivo do que o brasileiro, tem o trial mais desenvolvido e sendo praticado em várias cidades, com mais adeptos e competições. Tejada cita ainda, que embora não seja praticado na Argentina, ocorreu naquele país uma etapa do Campeonato Mundial de Trial Indoor no início desta temporada que mostrou que o trial vem expandido suas fronteiras. "A experiência nestes anos de luta pela difusão do trial nos faz pressentir que é chegado o momento de expansão da modalidade. Estamos e continuaremos na batalha, prova disto, é a etapa do mundial indoor de trial que prevê a inclusão do Brasil e Argentina na temporada 2006", revela com entusiasmo de quem está há 20 anos nesta trajetória.

O próximo evento em São Paulo será a 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Trial com previsão de realização para novembro. O campeonato está aberto a três categorias: A (pilotos experientes), B (pilotos iniciantes) e Infantil.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br