Brasileiro faz história no AMA Supercross

Antonio Balbi Jr. conquista o quinto lugar em Daytona, após vencer prova classificatória.

Por Leandro Alvares

No verdadeiro dilúvio que atingiu a cidade norte-americana de Daytona Beach na última sexta-feira, um valente brasileiro fez história no motociclismo internacional.

Antonio Jorge Balbi conquistou o quinto lugar na décima etapa do AMA Supercross, sem dúvida uma das mais emocionantes da temporada 2008.

O mineiro impressionou também ao vencer a prova classificatória, tornando-se o primeiro piloto privado — sem o apoio oficial de uma montadora — a alcançar o feito no tradicional circuito de Daytona.

“Choveu muito e eu adoro correr nessas condições. Além disso, a pista de Daytona é um misto de motocross com supercross, é a minha predileta e sabia que podia conseguir uma boa colocação”, comemorou o brazuca, que chegou a andar na terceira posição.

A vitória ficou com o norte-americano Kevin Windham num incontestável lance de sorte em plena última volta, quando o então primeiro colocado Chad Reed ficou parado na pista, sem conseguir dar partida em sua Yamaha.

David Millsaps cruzou a linha de chegada em segundo lugar, seguido de Jacob Marsack, que completou o pódio 100% Honda. Líder durante 11 das 12 voltas da prova, Reed teve de conformar com o sétimo posto.

“Estava tão molhado que teria sido melhor corrermos de jet-ski”, brincou o australiano da Yamaha. “Apesar de desapontado por perder a vitória, fiquei muito surpreso com o meu ritmo de corrida”, destacou Reed.

“Fui cerca de três segundos mais rápido por volta em relação aos meus adversários, por isso me sinto satisfeito por ter andado forte nas péssimas condições que tivemos”, completou o piloto, que se manteve na liderança do campeonato, com 223 pontos.

Quem deu um bom salto na classificação foi Balbi, o mais animado competidor em Daytona. O brasileiro pulou de 31º para a 27ª posição da tabela, tendo agora 24 tentos.

A 11ª etapa do AMA Supercross será disputada no próximo sábado, em Minneapolis.

Resultado em Daytona:
1) Kevin Windham (Honda)
2) David Millsaps (Honda)
3) Jacob Marsack (Honda)
4) David Vuillemin (Suzuki)
5) Antonio Jorge Balbi Jr. (Honda)
6) Heath Voss (Honda)
7) Chad Reed (Yamaha)
8) Andrew Short (Honda)
9) Eric Sorby (Honda)
10) Ryan Dungey (Suzuki)

Classificação:
1) Chad Reed, 223 pontos
2) Kevin Windham, 200
3) Andrew Short, 154
5) David Millsaps, 149
4) Tim Ferry, 137
6) Nathan Ramsey, 123
7) Joshua Hill, 110
8) David Vuillemin, 102
9) Nick Wey, 89
10) Paul Carpenter, 87
27) Antonio Jorge Balbi Jr., 24

Fotos: Louis Penna.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br