Brasileiro de Motocross perto do final

A penúltima etapa, neste fim de semana, promete ser uma das mais disputadas do ano.

Por Roberto Brandão

A penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross promete ser de fortes emoções neste final de semana, em Cachoeiro do Itapemirim, ES. Alguns pilotos podem sair campeões, mas, em metade das categorias, a briga pelo campeonato está acirrada e deve se resolver apenas na última etapa em Nova Friburgo nos dias 29 e 30 de agosto.
 
Na MX1, Wellington Garcia possui dois pontos de vantagem em relação a João Paulino “Marronzinho”, 130 a 128. Nessas condições, somente a vitória interessa a ambos. Pelo fato de Garcia liderar confortavelmente a classificação da MX2, com 26 pontos de vantagem sobre Jean Ramos, o piloto deve focar suas atenções na prova mais importante do domingo.
 
Na sexta etapa, realizada no mês passado em Sonora, MS, ambos travaram grandes disputas pela vitória, e Garcia venceu pela segunda vez no ano. A primeira vitória do goiano em 2009 foi em Canoas, RS, palco da terceira prova. O catarinense Marronzinho venceu consecutivamente a quarta e a quinta etapas, realizadas em Foz do Iguaçu, PR, e em Sorriso, MT.
 
Numa campanha estável, o catarinense Christopher Castro ocupa a terceira posição na tabela da MX1 e da MX2, com grandes chances de assumir a segunda colocação na MX2. O paranaense Jean Ramos, que também não correu no motódromo Wilson Kenji Yasuda em 2008 devido a um acidente nos treinos de sábado, fica de fora da prova deste ano após fraturar o antebraço esquerdo.
 
Na MXJr, apesar do Team Honda dominar as cinco primeiras posições, o equilíbrio entre os pilotos é grande e a disputa pelo campeonato é apertada. Com a vitória em Sonora, Rodrigo Rodrigues chegou aos 128 pontos, ampliando para dez a vantagem em relação a Gustavo Takahashi, vencedor em Sorriso. Hector Assunção é o terceiro colocado, cinco pontos atrás de Takahashi, e ainda está vivo na luta pelo título.
 
Outra categoria em que a briga está acirrada é na 85cc. Endrews Armstrong lidera com 113 pontos, mas o mato-grossense Thiago Formehl vem logo na seqüência com 107. Apesar de ter vencido metade das provas do ano, Everaldo Filho é apenas o terceiro colocado, com 96.
 
Na 65cc, Rodrigo Riffel é o piloto que possui a vantagem mais confortável entre todas as categorias. Com 148 pontos, o catarinense está 42 à frente do segundo colocado Wilgner Francisco, que luta para manter a segunda colocação sobre Enzo Lopes, que tem 100 pontos conquistados.
 
Na 50cc, a situação de Enzo Lopes é mais tranquila do que na 65cc. O garoto precisa fazer dois pontos a mais que Gabriel Gomes para faturar o título. Com 150 pontos, Enzo vem numa campanha impecável. Conquistou todos os pontos extras dos treinos classificatórios e só não venceu a prova de abertura, em Indaiatuba, SP.
 
Ao contrário do ano passado, em que perdeu o título na última prova, Marcos Roza lidera o campeonato da CRF230 com 30 pontos de vantagem em relação a Nivaldo Viana. Caso vença a prova neste final de semana, Roza conquista o campeonato com antecipação e deixa a briga pela segunda posição aberta entre Viana e Murilo Tomazelli.
 
Na categoria MX3, Cristiano Lopes mantém a regularidade e totaliza 129 pontos, 24 a mais que Vagner Lachi, o segundo colocado. Fora das pistas nas duas primeiras etapas, Milton Becker, o Chumbinho, vem numa grande recuperação. O catarinense conquistou três vitórias nas últimas etapas, uma segunda colocação em Canoas e é o terceiro na tabela de classificação.
 
No sábado os pilotos das categorias MXJr, 65cc, MX3 e 50cc entram na pista a partir das 8h para os treinos livres e 10h nos treinos classificatórios. A briga pela vitória começa às 12h45. No domingo, os horários dos treinos são os mesmos do sábado, entretanto as corridas das categorias MX2, CRF230, 85cc e MX1 começam a partir das 13h, já que a abertura oficial do evento acontece às 12h30.
 
O Campeonato Brasileiro de Motocross têm o patrocínio de Honda e Mobil.  A realização da prova é da Federação Capixaba de Motociclismo (FECAM). Supervisão Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br