AMA: Carmichael vence em San Francisco

Na quarta etapa do ano, Jorge Balbi não conseguiu se classificar para a bateria final.

Por Leandro Alvares

James Stewart bem que tentou manter 100% de aproveitamento na temporada 2007 do AMA Supercross, mas Ricky Carmichael estragou os planos do norte-americano ao vencer a quarta etapa do campeonato, realizada no último sábado em San Francisco, nos EUA.

O pentacampeão da categoria, que disputará somente algumas corridas neste ano, alcançou a sua primeira conquista no certame atual, após ser segundo nas duas rodadas iniciais e da ausência na prova passada, em Anaheim.

Para subir no topo do pódio, o piloto da Suzuki uniu a habilidade com a sorte, sendo beneficiado pelos contratempos de Chad Reed e Stewart. O primeiro a se atrapalhar no circuito foi James, que teve problemas no modelo da Kawasaki e acabou caindo. Em seguida, mais precisamente na volta 11, foi a vez do australiano da Yamaha cometer um deslize, que não foi perdoado por Carmichael.

Ao assumir a ponta, Ricky passou a ditar um ritmo forte e construiu uma vantagem confortável para impedir os ataques de Stewart, que terminou em segundo depois de se recuperar da queda. Reed, com fama de eterno terceiro colocado da competição, fez justiça às piadinhas de que é alvo.

Mesmo tendo quebrada a seqüência de vitórias no torneio, Stewart manteve a liderança na classificação, agora com 97 pontos somados contra 80 de Chad Reed. Carmichael aparece em terceiro, com 69. Na tabela do Mundial de Supercross, James lidera com 139 tentos, 12 a mais do que Reed.

Antonio Jorge Balbi Jr., único brasileiro a participar do acirrado campeonato norte-americano, não conseguiu um bom desempenho em San Francisco. Na primeira classificação, o mineiro fez o 12º tempo e precisou disputar a repescagem, já que somente os nove primeiros garantem vaga para a prova final.

“Nesta bateria largar bem significa 90% da corrida, pois apenas dois dos 22 pilotos se classificam, e eu não fui feliz. Envolvi-me em um acidente na primeira curva, meu guidão entortou. Levei quase um minuto para retornar à pista. Não desisti, corri ate o final e recebi a bandeirada, com minha moto toda empenada, em 19º”, contou o corredor em seu blog oficial.

A quinta etapa acontecerá no próximo sábado, pela terceira vez no ano em Anaheim.

Confira o resultado de San Francisco:
1) Ricky Carmichael (Suzuki)
2) James Stewart (Kawasaki)
3) Chad Reed (Yamaha)
4) Timmy Ferry (Kawasaki)
5) Nick Wey (Honda)
6) David Vuillemin (Honda)
7) Travis Preston (Honda)
8) Michael Byrne (Suzuki)
9) Jeff Gibson (Kawasaki)
10) Kevin Windham (Honda)

Classificação:
1) James Stewart, 97 pontos
2) Chad Reed, 80
3) Ricky Carmichael, 69
4) Timmy Ferry, 68
5) Nicholas Wey, 62
6) Michael Byrne, 57
7) Kevin Windham, 52
8) Travis Preston, 50
9) David Vuillemin, 42
10) Heath Voss, 41
26) Antonio Jorge Balbi, 4

Mundial:
1) James Stewart, 139 pontos
2) Chad Reed, 127
3) Ricky Carmichael, 116
4) Timmy Ferry, 102
5) Nicholas Wey, 90
6) David Vuillemin, 79
7) Travis Preston, 69
8) Heath Voss, 66
9) Michael Byrne, 64
10) Jeff Gibson, 61

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br