Um breve resumo da MotoGP na China

Será a quarta ocasião que o mundo da motovelocidade ''voará'' no circuito de Xangai.

Por Adilson

Neste final de semana será a quarta vez que a MotoGP irá correr no desafiador circuito de Xangai, na China. Então, aqui vai um breve resumo do que acorreu nas últimas três edições:

2005: Valentino Rossi venceu a primeira corrida realizada em solo chinês, na qual caiu uma forte chuva. A surpresa ficou com o segundo lugar, Olivier Jacque, que correu somente para substituir Alex Hofmann, que sofrera uma fratura no pulso na corrida anterior, em Estoril.

Jacque largou na 15ª posição e com uma corrida segura cruzou a linha de chegada apenas 1s7 atrás de Rossi, para dar a melhor colocação da Kawasaki da história da MotoGP. Marco Melandri completou o pódio 15s atrás.

Futuro campeão da MotoGP, Casey Stoner, triunfou nas 250cc, depois de ser o primeiro Australiano a largar na pole da categoria desde Greg Hansford em 1979. Stoner foi pressionado por Andrea Dovizioso, levando a bandeirada final a apenas alguns décimos de segundo de vantagem.

Mattia Pasini obteve sua primeira vitórias nas 125cc, depois de se classificar em 15° no grid de largada.

2006: Daniel Pedrosa venceu na sua quarta corrida disputada na elite das motos, se tornando assim o piloto mais jovem a vencer corridas nas três diferentes categorias, batendo o recorde de Mike Hailwood que vinha desde 1961.

Nos treinos classificatórios Makoto Tamada bateu o recorde de velocidade da história da MotoGP, atingindo a incrível marca de 343.7km/h

Depois de uma longa batalha com Andrea Dovizioso, Hector Barberá obteve sua única vitória nas 250cc, depois de largar na pole position também pela primeira vez.

Mika Kallio finalmente conseguiu vencer, depois de seis pilotos diferentes liderarem a prova, o finlandês passou a dois segundos de vantagem na linha de chagada.

2007: Casey Stoner deu a Ducati e a Bridgestone a primeira vitória no circuito de Xangai.  O segundo foi o pole position Valentino Rossi, seguido de John Hopkins, que terminou em terceiro, subindo no pódio pela primeira vez depois de 82 corridas.

O atual líder da MotoGP, Jorge Lorenzo, dominou a corrida nas 250cc, fazendo “cabelo, barba e bigode”, com a pole, vitória e volta mais rápida, sendo o recorde da pista.

Lukas Pasek foi o primeiro tcheco a vencer uma corrida nas 125cc, terminando com a falta de sorte pessoal e de seu país na categoria.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br