Um breve olhar na história da Catalunha

Este será o 17º ano consecutivo que o circuito da Catalunha recebe o Mundial de MotoGP.

Por Adilson

O Grande Prêmio da Catalunha, na Espanha, completa este ano 17 anos de história. O circo da motovelocidade desembarca no circuito de Montmeló para mais uma emocionante prova. Veja um breve histórico dessa corrida que desde 1992 faz parte do calendário da MotoGP.

1992 – A primeira corrida de 500cc na Catalunha teve representantes de três marcas diferentes no pódio, com Wayne Rainey, aos comandos de uma Yamaha, Mick Doohan, com uma Honda, e Doug Chandler, com uma Suzuki. O pódio das 250cc foi composto por italianos: Luca Cadalora em primeiro, Loris Capirossi em segundo e Max Biaggi, com 20 anos, em terceiro depois de largar da pole pela primeira vez na carreira.

1993 – Pelo segundo ano consecutivo o pódio das 500cc contou com três marcas diferentes; os dois primeiros foram os mesmos de 1992, mas desta feita com Kevin Schwantz terminando em terceiro com uma Suzuki. Max Biaggi venceu as 250cc, a sua única vitória do ano com uma Honda preparada por Erv Kanemoto.

1994 – Terceira vitória consecutiva da Yamaha nas 500cc, mas agora com Luca Cadalora, enquanto Doohan foi segundo pelo terceiro ano seguido. Biaggi voltou a ganhar nas 250cc, partilhando o pódio com os compatriotas Loris Capirossi e Doriano Romboni.

1995 – Alex Criville venceu nas 500cc, tornando-se no primeiro espanhol a vencer um Grande Prémio na Catalunha. Biaggi ganhou as 250cc pelo terceiro ano consecutivo.

1996 – Pela segunda vez consecutiva um espanhol ganhou as 500cc, desta vez foi Carlos Checa que anotou a primeira vitória da carreira e com Mick Doohan terminando em segundo pela quarta vez no circuito. Esta foi a 100ª vitória da Honda nas 500cc e também o maior domínio por parte da marca na história da categoria rainha com os oito primeiros classificados pilotando motos Honda. Biaggi voltou a ganhar nas 250cc com uma Aprilia.

1997 – Doohan conseguiu sua primeira vitória no circuito da Catalunha depois de longa batalha com os heróis locais Checa e Crivillé. Ralph Waldman bateu o Sr. de Montmeló nas 250cc, Biaggi, depois de ter saído de pista nos momentos iniciais da corrida. Valentino Rossi anotou a primeira vitória da Aprilia nas 125cc na Catalunha a caminho do seu primeiro título mundial.

1998 – Doohan acabou ganhando mesmo depois de cruzar a linha de chegada atrás de Biaggi, que foi posteriormente desclassificado por ignorar uma penalização de passagem pelos boxes e consequentemente levou bandeira preta por ter ultrapassado sob bandeiras amarelas na segunda volta. Valentino Rossi venceu nas 250cc à frente dos companheiros de equipe da Aprilia Tetsuya Harada e Capirossi.

1999 – Crivillé repetiu a vitória de 1995 depois de longa batalha durante a corrida com o companheiro de equipe Tady Okada, triunfando por 0,061s, e com o piloto oficial da Honda Sete Gibernau completando o pódio naquela que foi a sua segunda corrida com a V4 da Honda. Rossi repetiu a vitória nas 250cc a caminho do título.

2000 – Kenny Roberts deu à Suzuki a primeira vitória no circuito da Catalunha numa corrida disputada sob chuva. Já Olivier Jacque deu à Yamaha a única vitória nas 250cc no circuito espanhol.

2001 – Rossi venceu a corrida das 500cc perante seu maior rival, Biaggi. Com esta vitória Rossi tornou-se no primeiro piloto a vencer na Catalunha em todas as classes.

2002 – Rossi ganhou a primeira corrida de MotoGP disputada na Catalunha, batendo o companheiro de equipa Tohru Ukawa.

2003 – Uma vitória histórica por parte de Capirossi, que deu o primeiro triunfo da história da Ducati na categoria rainha e a primeira em qualquer classe desde que Mike Hailwood ganhou o GP da Irlanda de 125cc de 1959. Dani Pedrosa tornou-se no primeiro espanhol a vencer o GP nas 125cc no circuito de Montmeló.

2004 – Rossi deu à Yamaha a primeira vitória na categoria principal das motos na Catalunha desde Cadalora, em 1994. Marco Melandri foi terceiro, o seu primeiro pódio numa máquina de MotoGP.

2005 – Rossi ganhou pela quarta vez na MotoGP, batendo o herói local Gibernau. As 250cc assistiram ao primeiro pódio da história composto totalmente por adolescentes: Pedrosa, Casey Stoner e Andrea Dovizioso. A vitória de Pedrosa foi a primeira nas 250cc, na Catalunha, por parte de um espanhol.

2006 – Outra vitória de Rossi numa corrida que foi reiniciada depois de um violento acidente com vários pilotos na primeira curva e que deixou Capirossi, Gibernau e Melandri de fora.

2007 – Casey Stoner, com sua Ducati, parecia estar imbatível neste ano e, na Catalunha, não foi diferente, chegando na frente de Valentino Rossi e Daniel Pedrosa.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br