Sábado espera pelo Dutch Masters

O Mundial de MotoGP ruma para a Holanda este fim de semana para a nona etapa.

Por Adilson

Com duas corridas em menos de sete dias, o intervalo mais curto do Mundial de MotoGP, a próxima corrida do calendário tem lugar no dia 28 de Junho. Assen é palco da nona jornada e este ano marca o 60º Grande Prêmio da Holanda.

Valentino Rossi detém a vantagem na classificação da categoria rainha neste momento, somando um total de 162 pontos, 11 a mais que o rival mais próximo Daniel Pedrosa. Ambos somam sete pódios este ano, o mais recentes o de Donington Park.

Rossi conta com quatro vitórias em Assen pela MotoGP e mais dois pódios. O piloto da Fiat Yamaha saiu vitorioso na corrida do ano passado na `Catedral do Motociclismo´ e a única má memória da pista holandesa é de 2006, ano em que sofreu uma forte queda nos treinos e que colocou em duvida a possibilidade de não alinhar na corrida de sábado.

O persistente rival Pedrosa tem um terceiro e um quarto lugar nas duas visitas que fez ao circuito e desta vez deve estar na luta pela vitória. O espanhol deverá continuar usando o motor de válvulas de molas no sábado na sua Repsol Honda RC212V, isto apesar do companheiro de equipa Nicky Hayden ter estreado o bloco de válvulas pneumáticas na oitava jornada.

Segundo no ano passado e vencedor do GP da Inglaterra, a corrida ao título de Casey Stoner ganhou nova vida nas últimas semanas. O Campeão do Mundo esteve imparável em Donington Park, se bem que resta saber se vai conseguir apresentar o mesmo tipo de prestação e fugir de Rossi e Pedrosa em Assen.

Depois de falhar a corrida da Catalunha devido a contusão, Jorge Lorenzo regressou à acção em Inglaterra para recuperar confiança. O sexto lugar vindo de má posição na grelha fez muito para elevar o espírito do piloto da Fiat Yamaha, e agora quer completar a `trindade´ de vitórias na Holanda depois de já ter ganho nas 125cc e nos dois últimos anos nas 250cc.

A sorte de Colin Edwards em Assen não tem existido. Nas últimas visitas caiu a uma curva da vitória, terminou entre os seis primeiros e viu a moto incendiar-se. Com um conjunto de resultados como este, quem é apostará numa vitória do americano este fim de semana?

Andrea Dovizioso completa a lista dos seis primeiros da categoria rainha, à frente do vencedor de Assen de 2006 Nicky Hayden. A vitória do norte-americano é o seu único triunfo fora dos Estados Unidos.

A Rizla Suzuki terá Ben Spies de reserva para a corrida depois de ter estreado e somado pontos em Donington Park, estando a participação dependente do estado de saúde do lesionado Loris Capirossi.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br