Rossi foi o mais rápido em Phillip Island

Stoner foi o segundo melhor enquanto Lorenzo ficou apenas em sexto nos primeiro treinos livres.

Por Roberto Brandão

Valentino Rossi dominou os primeiros treinos livres dessa sexta feira do Grande Prêmio da Austrália, no circuito de Phillip Island, enquanto seu companheiro de equipe e rival ao título, Jorge Lorenzo, caiu faltando apenas cinco minutos para o fim.

Rossi, que tem 18 pontos de diferença sobre Lorenzo com três rodadas faltando, substituiu o piloto de casa, Casey Stoner, no topo da tabela de tempos com 15 minutos de treino e não saiu mais da primeira colocação.

O italiano completou 31 voltas, mais que qualquer outro piloto, e terminou mais de um segundo na frente de Lorenzo.

Lorenzo, que venceu pela quarta vez nesta temporada em Estoril, na última etapa, enquanto Rossi sofreu para conseguir o quarto lugar, ficou a maior parte da sessão de treinos na quinta colocação, mas poucos minutos antes do termino ele caiu mais uma posição e terminou com o sexto melhor tempo.

Stoner, ganhador da prova em sua casa no circuito Phillip Island nas duas últimas temporadas, foi o rival mais próximo de Rossi. O piloto da Ducati baixou a diferença para  0s135 atrás do italiano na sua vigésima segunda e última volta da sessão.

Daniel Pedrosa foi quase meio segundo mais lento que “o Doutor” e fez o terceiro melhor tempo com sua Repsol Honda, enquanto Alex de Angelis, inspiradíssimo, conseguiu colocar sua San Carlo Honda Gresini na quarta colocação e sagrou-se o melhor piloto de equipes satélites.

Colin Edwards, com sua Yamaha Tech 3, foi subindo na tabela de tempos gradativamente e acabou tomando a quinta posição de Lorenzo, e foi o último piloto que rodou dentro do mesmo segundo que Rossi.

Seu companheiro de equipe, James Toseland, que teve sua melhor atuação numa prova da MotoGP em Phillip Island no ano passado ao passar Rossi para ficar na sexta posição, estava muito bem no começo da sessão, mas acabou com o sétimo melhor tempo, logo na frente do piloto italiano da Repsol Honda, Andrea Dovizioso.

Mika Kallio também se recuperou de uma queda em baixa velocidade e finalizou na nona posição para a Pramac Ducati, mas seu companheiro de equipe Niccolo Canepa foi mais azarado. Caiu de um jeito espetacular logo na primeira curva rápida um pouco depois da metade dos treinos, e terminou na última colocação. O italiano machucou seu braço direito e foi levado ao centro médico para tratamento.

Loris Capirossi foi o melhor piloto da Suzuki e finalizou os dez melhores, deixando Nick Hayden, que conseguiu seu último pódio com a Honda no Grande Prêmio Australiano no ano passado, fez o décimo primeiro melhor tempo.

O tempo permaneceu seco e com muito sol durante toda a sessão. O grid de largada será definido na madrugada de hoje. Segundo a programação do canal de televisão por assinatura SporTV2, a transmissão das provas, 125cc, 250cc e MotoGP, será feita às 21hs, 22hs de sábado, e uma hora da manhã de domingo, respectivamente. 

Resultados:
1) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 1min31s032
2) Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), 1min31s167
3) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 1min31s528
4) Alex de Angelis (RSM/Honda Gresini), 1min31s786
5) Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), 1min31s846
6) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 1min32s077
7) James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), 1min32s255
8) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 1min32s502
9) Mika Kallio (FIN/Pramac Racing), 1min32s572
10) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 1min32s606
11) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro), 1min32s771
12) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 1min32s808
13) Toni Elias (ESP/Honda Gresini), 1min33s304
14) Marco Melandri (ITA/Hayate Racing), 1min33s422
15) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 1min33s504
16) Gabor Talmacsi (HUN/Scot Racing), 1min33s818
17) Niccolo Canepa (ITA/Pramac Racing), 1min34s546


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br