MotoGP: Sepang recebe penúltima etapa e o campeão Stoner

Após um fim de semana perfeito em casa, no circuito australiano de Phillip Island, onde a nona vitória do ano lhe valeu o título de 2011, o Campeão do Mundo da MotoGP Casey Stoner chega a Sepang para a 17ª etapa do ano satisfeito com o sucesso conseguido na estréia com a Repsol Honda.

O australiano vai completar seu 100º GP na categoria rainha neste fim de semana e, apesar de já ter assegurado o título da MotoGP a duas provas do final, estará pronto para dar continuidade à impressionante forma que tem apresentado em 2011. No pódio em todas as corridas do ano com exceção de uma (Jerez, segunda etapa), Stoner terminou nos três primeiros nas últimas 14 corridas e vai tentar dar à Honda a primeira vitória da era das 800cc em Sepang – uma pista onde o piloto de 26 anos já venceu nas 125cc, 250cc e na categoria rainha.

Jorge Lorenzo ficou ausente do GP da Austrália e o Campeão do Mundo de 2010 vai também ficar de fora da corrida deste fim de semana. Uma lesão feia no dedo contraída em queda no warm up de domingo em Phillip Island colocou o piloto da Yamaha Factory Racing fora de ação e após a operação bem sucedida, não vai conseguir competir na Malásia.

A posição de Lorenzo como vice-Campeão parece quase garantida, apesar da sua impossibilidade de correr, se bem que o terceiro classificado Andrea Dovizioso tem a possibilidade matemática de bater o espanhol e assumir o segundo posto da geral até ao final do ano. O italiano terminou no pódio na Austrália, uma das suas últimas corridas ao serviço da Repsol Honda antes de trocar de equipe em 2012, e continua com quatro pontos de margem sobre o companheiro de equipe Daniel Pedrosa, uma interessante luta entre os pilotos de fábrica pelo terceiro posto da classificação.

Ben Spies, da Yamaha, falhou a corrida de domingo na Austrália na sequência de forte embate com a cabeça numa queda durante a qualificação, mas espera-se que esteja apto para rodar na pista em que foi quarto no ano passado, quando fez sua estréia. O norte americano continua bem posicionado para terminar nos cinco primeiros em sua primeira temporada com a YZR-M1 de fábrica.

Graças ao segundo pódio do ano na Austrália, Marco Simoncelli, da San Carlo Honda Gresini, empatou com Valentino Rossi (Ducati Team) na tabela de pontos do Campeonato e ainda é bem capaz de chegar ao quinto posto de Spies. Para Rossi, o fim de semana de Phillip Island não podia ter terminado pior, com o italiano desistindo da prova pela segunda vez consecutiva enquanto continuou a debater-se com problemas na Desmosedici. O nove vezes Campeão do Mundo conta com nove pódios nas 11 visitas que já fez a Sepang na categoria rainha e a última vitória na MotoGP na pista surgiu no GP da Malásia do ano passado.

Do outro lado da garagem da Ducati Team, Nicky Hayden continua em busca do segundo pódio da temporada numa pista onde nunca antes o conseguiu, mas onde já terminou em quarto por cinco vezes. Um sólido resultados nos cinco primeiros na Austrália terá aumentado a motivação de Colin Edwards, da Monster Yamaha Tech 3, que vai fazer suas duas últimas corridas a serviço da formação de Hervé Poncharal, e Hiroshi Aoyama (San Carlo Honda Gresini) parece destinado a terminar a temporada nos dez primeiros, isto depois de ter anunciado na Austrália que vai dizer adeus ao Campeonato Mundial de Motovelocidade no final da temporada.

Héctor Barberá, da Mapfre Aspar, tem trabalhado arduamente para estar apto para correr na Malásia depois de ter sido operado à fratura na clavícula contraída no Japão há pouco mais de duas semanas, e John Hopkins vai fazer companhia a Álvaro Bautista na Rizla Suzuki GSV-R como wild card.

A décima sétima e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade acontecerá neste fim de semana, no circuito de Sepang, na Malásia. A prova será transmitida ao vivo pelo canal de TV por assinatura, SporTV, a partir das 3hs da manhã de sábado para domingo.

Informação do circuito de Sepang:
Perímetro: 5.548 m
Largura: 25m
Curvas à esquerda: 5
Curvas à direita: 10
Reta mais longa: 920 m
Construído: 1998
Modificado: -----



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br