MotoGP: Perfil de Campeão - Casey Stoner

O primeiro e único piloto Honda que conquistou título da MotoGP na era das 800cc – este ano é o último da capacidade antes da passagem para as 1000cc em 2012 – Stoner soma agora novo triunfo a juntar ao que tinha conquistado com a Ducati em 2007. Ao conquistar a coroa de 2011 Stoner torna-se também o quinto piloto a garantir dois Campeonatos da categoria rainha com dois construtores diferentes, sendo os outros Giacomo Agostini, Valentino Rossi, Geoff Duke e Eddie Lawson.

Grandes feitos foram antevistos para Stoner quando, com 15 anos, estreou no Campeonato do Mundo como “wildcard” na corrida de 125cc de Donington Park em 2001. Tendo também passado pelo mesmo sistema de formação que aquele que viria a ser seu companheiro de equipa na Honda de fábrica, Daniel Pedrosa, Stoner tirou o máximo da corajosa mudança da sua família para a Europa para poder desenvolver ainda mais a sua carreira.

A carreira em tempo integral no Mundial de Motovelocidade teve início nas 250cc sob a batuta de Lucio Cecchinello em 2002, mas depois desceu para as 125cc no ano seguinte, o que levou ao florescimento do talento de Stoner com quatro pódios e a primeira vitória na última etapa da temporada. Em 2004 lutou pelo título, reclamando a primeira vitória da KTM em GP´s e terminando o ano em quinto.

O regresso às 250cc com a formação de Cecchinello em 2005 resultou em emocionante batalha com Pedrosa pelo título, com Stoner a somando cinco vitórias na Aprilia e estreou na categoria rainha no ano seguinte em conjunto com a LCR e aos comandos de uma Honda. O australiano apresentou momentos de brilhantismo – que incluíram uma pole position na segunda corrida no Catar e um segundo lugar na Turquia – mas teve também quedas, tudo parte do processo de aprendizagem. Mas mostrou o bastante para encorajar a Ducati a oferecer-lhe um lugar na equipe oficial na temporada seguinte e o que se seguiu foi uma campanha impressionante.

A primeira vitória na MotoGP surgiu na primeira corrida de 2007, no Catar, considerada uma surpresa pelo próprio Stoner e pela equipe, mas assim que deu continuidade a isso com triunfos na Turquia e China, a luta pelo título tornou-se mais realista. Seu impressionante desempenho na Catalunha, onde lutou taco a taco com o então penta-campeão Valentino Rossi vai ficar na história como uma das melhores de sempre, seguindo-se depois o domínio na metade da temporada com vitórias desde a pole em três corridas consecutivas em Laguna Seca, Brno e Misano. Stoner acabou por conquistar o título com quatro corridas de antecipação, e terminou 2007 com um total de dez vitórias, 14 pódios e cinco poles.

Na defesa da coroa em 2008 Stoner lutou intensamente com o rival Rossi, sendo que o duelo de Laguna Seca ainda é considerado um dos maiores dos últimos anos. O australiano acabou a temporada como vice-campeão, atrás do italiano, apesar de seis vitórias e nove poles na sua segunda campanha com a Desmosedici.

O ano de 2009 não foi fácil para Stoner, ficando ausente de três corridas na metade da temporada devido a fadiga que foi depois atribuída a intolerância à lactose e que afetou a seu desempenho na moto, levando a um quarto posto no final da época. A temporada de 2010 não se revelou muito mais fácil, com Stoner somando apenas três vitórias – todas no último terço da temporada – no que se tornava numa Desmosedici cada vez mais difícil de domar. Nesse momento, já tinha sido anunciado que Stoner iria correr pela equipe oficial Repsol Honda em 2011.

A mudança revelou-se um estrondoso sucesso com o Campeão do Mundo de 2007 demonstrando o mesmo tipo de domínio que o levou ao primeiro ceptro da MotoGP. A pole position e a vitória na primeira corrida do ano no Qatar foram sinal do que estava por vir e quando Stoner venceu a corrida de Phillip Island para conquistar o título a duas corridas do final já tinha somado nove triunfos. Além do sucesso nas corridas, sua incrível regularidade o viu terminar fora do pódio apenas uma vez – na segunda jornada em Jerez onde caiu sem culpa.

A vitória em casa na Austrália, a quinta consecutiva, não só deu a Stoner o segundo Campeonato do Mundo, como representou o 32º triunfo na categoria rainha, uma vez mais desde a pole – a 11ª do ano; um novo recorde de pole positions numa só temporada da era do MotoGP 4 tempos.

Alguns fatos sobre o feito de Casey Stoner

 - Casey Stoner é o primeiro piloto Honda a vencer o título de MotoGP durante a era das 800cc.

 - Stoner venceu o Campeonato de MotoGP em 2007 e ao conquistar o ceptro neste ano tornou-se no primeiro piloto a recuperar o título da categoria rainha após um intervalo de três anos.

 - Ele esteve na pole 11 vezes em 2011, o que é um novo recorde de pole positions numa só temporada da MotoGP na era das 4 tempos.

 - Ele tornou-se no quinto piloto a vencer o título da categoria rainha com motos de dois construtores diferentes. Os outros pilotos a atingirem este feito são: Giacomo Agostini, Valentino Rossi, Geoff Duke e Eddie Lawson.

 - Casey Stoner soma 32 vitórias de MotoGP na carreira, o que o coloca em quinto na lista de vencedores todos os tempos de Grandes Prêmios da categoria rainha, atrás de Valentino Rossi, Giacomo Agostini, Mick Doohan e Mike Hailwood.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br