MotoGP: Mudanças em Silverstone para 2010

A partir da próxima temporada, o circuito será sede do Grande Premio Britânico da MotoGP.

Por Roberto Brandão

A partir de 2010, o Grande Prêmio da Inglaterra acontecerá em Silverstone pela primeira vez desde 1986, num circuito com uma nova configuração.

Silverstone passou a receber um grande prêmio de motocicletas em 1977, quando substituiu a Ilha de Man. O evento mudou então para Donington Park em 1987, onde ficou até este ano.

“É uma nova era para nós, trazendo a MotoGP de volta à Silverstone. Já faz algum tempo. Nós temos uma boa herança de motos aqui, mas estamos fazendo grandes investimentos para os próximos 20 anos de corridas de motocicletas. É uma época muito excitante para nós e uma era muito boa para a MotoGP”, disse o diretor do circuito, Richard Phillips.

“Estamos gastando muito dinheiro para 2010, na segurança dos pilotos, na melhora do acesso do público e também na pista em si. Algumas partes do circuito estão sendo modificadas especialmente para a MotoGP. Não estamos tentando alterar a configuração de Silverstone, sempre foi um circuito rápido e vamos manter isso, mas ficará bem diferente”, continuou.

“O trabalho começa em Novembro. Nós já temos o dinheiro no banco pronto para ser retirado. O projeto está em processo de formulação e esperamos que esteja completo até setembro. Então, começaremos a trabalhar em novembro e até abril de 2010 tudo estará terminado”, concluiu.

Nos anos recentes, os circuito mais utilizados na Inglaterra eram Donington Park e Brands Hatch, que já tiveram competições mundiais de motocicletas, MotoGP e WSBK.

Em ambas, os fãs são bem acomodados e conseguem ver quase todo o circuito de um só lugar. Este é o maior problema para Silverstone, já que suas críticas são porque os fãs ficam muito longe da ação nas pistas.

“Estamos trabalhando duro nisso. Várias das mudanças que estamos fazendo, como a reconfiguração da pista, deixaram os fãs mais próximos a pista” disse Phillips.

Mas o que os pilotos podem esperar?

A rapidez de Silverstone já é um excelente ponto positivo para ser um circuito da MotoGP e seu único ponto negativo é a falta de elevações variadas, coisa que se pode mudar.

Mas Assen e Monza, que tradicionalmente proporcionam grandes corridas sobre as duas rodas, também não tem tantas elevações variadas, e o ganhador do GP da Inglaterra na 125cc deste ano, Bradley Smith (que pilotou nas novas configurações de Silverstone em um simulador), acredita que o circuito trará disputas únicas e muito excitantes.

“O novo layout da pista parece muito bom. Não se compara a nenhum dos outros circuitos presentes no calendário da competição. Algumas curvas são similares, mas a configuração atual do traçado ficará completamente diferente. Será rápido, traiçoeiro e proporcionará grandes disputas”, disse Smith

O circuito de Silverstone atraiu mais de 120,000 fãs no dia da corrida do Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1 em 2009, mas Phillips admitiu que demorará um tempo para a MotoGP alcançar tais proporções.

“Acho que para nosso primeiro ano, se conseguirmos atingir 70,000 espectadores será muito bom. Mas esperamos que este número dobre no futuro” completou.

O calendário provisório de 2010 do campeonato mundial de motovelocidade já foi apresentado. Serão 18 rodadas com a adição do grande prêmio da Hungria.

A temporada começará, novamente, com a corrida noturna no Catar, no dia 11 de Abril e termina em Valencia, no dia sete de novembro.

A segunda etapa será no Japão, antes da rodada da Europa, que começará novamente em Jerez. O grande prêmio de Portugal será o penúltimo, após Malásia e Austrália.

O novo circuito Motorland Aragon, no nordeste da Espanha está listado como circuito reserva.

Calendário provisório MotoGP 2010:
11 de Abril – Losail, Catar (corrida noturna)
25 de Abril – Motegi, Japão
02 de Maio – Jerez, Espanha
16 de Maio – Le Mans, França
30 de Maio – Mugello, Itália
06 de Junho – Silverstone, Inglaterra
26 de Junho – Assen, Holanda (corrida no Sábado)
04 de Julho – Catalunha, Catalunha
18 de Julho – Sachsenring, Alemanha
25 de Julho – Laguna Seca, Estados Unidos (Só MotoGP)
15 de Agosto – Brno, República Tcheca
29 de Agosto – Indianápolis, Indianápolis
12 de Setembro – Misano, San Marino
19 de Setembro – Balatonring, Hungria
10 de Outubro – Sepang, Malásia
17 de Outubro – Phillip Island, Austrália
31 de Outubro – Estoril, Portugal
07 de Novembro – Valência, Valência


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br