MotoGP: Mais uma vez, Laguna Seca

Depois de dez anos de ausência, a MotoGP retornou a Laguna Seca em 2005, e desde então vem sendo palco das mais belas disputas. O circuito americano já fez parte do calendário do campeonato mundial seis vezes.

Na verdade, os dois primeiros grandes prêmios que passaram pelos EUA foram em Daytona nos anos de 1964 e 1965. Após isso, os norte-americanos ficaram 22 anos sem ver corridas da MotoGP, que só voltou em 1988, desta vez à Laguna Seca.

O evento deste ano será a décima primeira vez que uma prova da MotoGP é efetuada no circuito americano. Segue abaixo um breve resumo sobre as últimas dez corridas.

Em 1988 estavam inclusas as duas classes, 500cc e a 250cc, com pilotos americanos terminando no degrau mais alto do pódio. Eddie Lawson, piloto da Yamaha, foi o primeiro na 500cc e Jim Filice terminou na frente na classe inferior pela Honda.

Laguna Seca viu de novo, em 1989, os pilotos norte-americanos levarem as honras. Na 500cc, o piloto da Yamaha Wayne Rainey conseguiu a vitória e ficou a frente de Kevin Schwantz, da Suzuki, e Eddie Lawson da equipe Honda. John Kocinski levou a 250cc com sua moto Yamaha.

Wayne Rainey e John Kocinski, em 1990, repetiram os resultados do ano anterior e os dois levaram o título mundial de suas respectivas categorias.

No ano seguinte, em 1991, Rainey foi o vencedor da prova das 500cc no circuito americano, pela terceira vez consecutiva e também campeão do mundo. Na categoria 250cc, o piloto da Honda, Luca Cadalora, se tornou o primeiro europeu a ganhar uma corrida em Laguna Seca. 

Em 1993, após um ano sem receber a competição, Laguna Seca viu John Kocinski, agora na 500cc, levar sua Cagiva ao primeiro lugar. Já na 250cc, Loris Capirossi, com sua Honda, venceu a prova, e Dirk Raudies, também da Honda, levou a corrida da 125cc, categoria que participou pela primeira vez no circuito americano.

Luca Cadalora, após se tornar o primeiro europeu a vencer por lá, também se consagrou como o primeiro piloto não americano que ganhou na classe máxima da motovelocidade, em 1994. Este foi o último ano que as classes mais baixas, 250cc e 125cc participaram da etapa nos EUA. Doriano Romboni e Takeshi Tsujimura, dois pilotos da Honda, venceram na 250cc e 125cc respectivamente.

O circuito de Laguna Seca ficou mais uma vez sem receber corridas durante 10 anos, mas em 2005, viu os pilotos de casa dominarem, com Nicky Hayden conseguindo sua primeira vitória, ficando na frente de Colin Edwards. Esta também foi a primeira vez que a Honda venceu na classe máxima do motociclismo nesta pista.

Nicky Hayden, em 2006, repetiu o resultado do ano anterior e se tornou o primeiro piloto americano que ganhou o campeonato mundial com uma moto quatro tempos.

Em 2007, a corrida foi dominada por Casey Stoner que largou na pole position e liderou a prova do começo ao fim. Esta foi a primeira vitória da Ducati e do pneu Bridgestone no circuito. Chris Vermeulen ficou em segundo e conseguiu o primeiro pódio para a moto quatro tempos da Suzuki no traçado americano.

No ano passado, aconteceu uma das mais espetaculares disputas de todos os tempos, Valentino Rossi e Casey Stoner levaram suas motos ao limite, brigando pela primeira posição curva a curva, cotovelo com cotovelo, fazendo história na MotoGP (assista ao vídeo dos melhores momentos da prova clicando aqui). Após a queda do australiano, o “Doutor” venceu e mais tarde levou o título mundial de 2008. 

A expectativa para a prova deste ano é muito grande, já que os três pilotos da ponta, Rossi, Stoner e Jorge Lorenzo, estão muito próximos na classificação. A briga pela primeira posição promete levar o público americano ao delírio. Os primeiro treinos livres acontecerão nesta sexta feira. 



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe essa notícia

Receba notícias de moto.com.br