MotoGP: Le Mans recebe a quarta etapa

Com três etapas já disputadas no Campeonato Mundial de Motovelocidade em 2011, já aconteceu muitas coisas, bem como as disputas intensas que fazem com que seja possível vislumbrar a fantástica luta pelo título.

O drama vai continuar neste fim de semana em Le Mans, onde o atual Campeão do Mundo, Jorge Lorenzo, vai ao GP da França como líder da classificação geral, com quatro pontos de vantagem sobre Daniel Pedrosa. O piloto da Yamaha Factory se prepara para iniciar seu 150º GP neste fim de semana, o que fará dele o mais jovem piloto a atingir esta marca (retirando o recorde de Pedrosa) e Lorenzo foi o vencedor da corrida de Le Mans do ano passado. O espanhol sabe que o rival da Repsol Honda se sente apto e forte depois de ter somado a primeira vitória de 2011 em Portugal, o que faz com que cada um deles some agora um total de 36 vitórias em GPs  na carreira.

Casey Stoner está a 20 pontos do companheiro de equipe da Repsol Honda após três corridas e vai tentar assinar o segundo pódio da carreira em todas as classes em Le Mans neste fim de semana. O australiano é seguido de perto por Valentino Rossi, três vezes vencedor da prova gaulesa na categoria rainha (tem um total de sete pódios) e o italiano vai dar tudo para levar a sua Ducati ao pódio num circuito onde a marca nunca antes venceu uma corrida na MotoGP.

O companheiro de Rossi na Ducati, Nicky Hayden, e Andrea Dovizioso, da Repsol Honda, estão empatados e foram quarto e terceiro na corrida de Le Mans do ano passado, respectivamente. Enquanto isso, Hiroshi Aoyama teve bom início de temporada na San Carlo Honda Gresini, algo que vai tentar manter na França.

O companheiro de equipa do nipônico, Marco Simoncelli, apresenta neste momento um total de pontos que não faz justiça ao trabalho que tem feito nesta temporada. Após ter sido quinto no Catar, caiu nas duas últimas corridas; em Jerez enquanto liderava e em Estoril depois de ter mostrado forte ritmo.

O estreante britânico Cal Crutchlow deu continuidade à curva ascendente desta sua primeira temporada na categoria rainha em Portugal e o piloto da Monster Yamaha Tech 3 vai correr pela primeira vez em Le Mans. Seu companheiro de equipe, Colin Edwards, soma dois pódios na pista francesa e a dupla estará confiante para o GP caseiro da equipe depois de positivo desempenho em Portugal.

Héctor Barberá (Mapfre Aspar) desistiu em Portugal devido a uma queda, a sua primeira desde que entrou para a categoria rainha, e estará determinado a corrigir o erro na França, tal como o estreante Karel Abraham (Cardion AB Motoracing), isto enquanto Toni Elías (LCR Honda) conta com duas vitórias em Le Mans (uma nas 250cc e no ano passado na Moto2).

A temporada de Ben Spies (Yamaha Factory Racing) não começou da forma esperada para o norte americano, com duas quedas nas duas últimas corridas, e o seu objetivo será terminar na zona de pontuação num circuito onde não terminou a prova do ano passado.

A dupla da Pramac Racing, Loris Capirossi e Randy de Puniet, vai tentar dar continuidade aos resultados de Portugal com mais um encorajador passo em frente. Já Álvaro Bautista teve mais tempo para recuperar depois do seu incrível regresso após lesão no Estoril.

A quarta etapa do campeonato Mundial de Motovelocidade acontecerá neste fim de semana, no circuito de Le Mans, na França. Segundo a organizadora do evento, as provas terão início às 06hs da manhã em Brasília (11hs locais) com a categoria 125cc. Logo depois, as 7hs15 (12hs15 locais) será a vez da Moto2 e só então será a vez da categoria Rainha as 9hs (14hs locais). A programação do canal de TV por assinatura, SporTV, ainda não foi atualizada, mas normalmente transmite ao vivo todas as provas.

O Circuito

Construído em 65 em volta da atual pista das 24 Horas, o circuito Le Mans Bugatti Grand Prix fica 5 km ao sul de Le Mans e 200km a sudoeste de Paris. Palco do GP desde os finais dos anos 60, se viu afastado do calendário depois do grave acidente do espanhol Alberto Puig em 1995, só regressando depois de drásticas melhorias de segurança em 2000.

Le Mans é uma pista apertada dominada por curvas de baixa velocidade que enfatizam as frenagens tardias e fortes acelerações, sendo a tração traseira também muito importante. Com capacidade para 100.000 espectadores, o circuito Bugatti é também palco da corrida de 24 Horas de Caminhões, o Campeonato FIA F3000, Campeonato Francês de Turismos e corridas de GT.

Informação do circuito:

Comprimento: 4.180 m
Largura: 13m
Curvas à esquerda: 4
Curvas à direita: 9
Reta mais longe: 674 m. / 0,419 miles
Construído: 1966
Modificado: 2008



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br