MotoGP: Dovizioso venceu sua primeira

Na décima rodada da MotoGp, Rossi foi o quinto colocado e Lorenzo não terminou a prova.

Por Roberto Brandão

Roberto Brandão

Andrea Dovizioso conseguiu sua primeira vitória na classe máxima do motociclismo, quando a MotoGP se despede do circuito de Donington Park, que não fará parte do calendário de 2010, em uma corrida dramática, de tempo imprevisível onde os líderes do campeonato, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, caíram e Casey Stoner decepcionou na penúltima posição.

Após uma corrida embaixo de chuva na 125cc, e uma prova seca na 250cc, uma leve chuva começou a cair enquanto o grid da classe rainha era formado, ressaltando a dificuldade de escolha de pneus.

Todos os pilotos menos Casey Stoner, quarto no grid, e Nicky Hayden, décimo quinto, escolheram pneus para piso seco. A fábrica Ducati apostou em chuva, um grande risco tomado pela marca italiana.

Quando as luzes vermelhas se apagaram, Rossi segurou a posição na primeira curva, mas Lorenzo fez a ultrapassagem no mergulho da curva Craner. Toni Elias, que largou na oitava posição, tomou o lugar de Rossi e começou um ataque ao espanhol.

Elias, ao passar Lorenzo e assumir a liderança, manteve a sua Honda Gresini na frente até a terceira volta, quando Dovizioso ¬¬- que estava na quarta colocação logo atrás de Rossi ao fim da volta um – tomou o primeiro posto.

Dovizioso ficou na ponta por menos de uma volta antes de Lorenzo colocar sua Fiat Yamaha de volta na liderança. O espanhol encabeçava um grupo de cinco pilotos, Dovizioso, Rossi, Daniel Pedrosa e Elias, que já colocavam uma grande distância para a briga pela sexta posição entre James Toseland, Randy de Puniet, Marco Melandri, Alex de Angelis, Loris Capirossi e Mika Kallio.

Enquanto isso, a aposta da Ducati Marlboro não estava dando resultados tanto  que Stoner e Hayden  estavam como os últimos colocados com Colin Edwards na frente.

O grupo da frente foi reduzido quando Elias foi jogado para fora de sua moto em alta velocidade na curva Schwantz, na oitava volta, momentos depois de ultrapassar Pedrosa e assumir a quarta colocação.

O acidente aconteceu quando Elias tocou na linha branca, o mesmo erro cometido uma volta mais tarde pelo líder da prova, Lorenzo, que viu sua M1, de repente, escapar na curva enquanto ele freava.

Isso deixou Rossi na primeira posição, seguido por Dovizioso, com Pedrosa seis segundos para trás sendo ultrapassado por Puniet.

A diferença de Rossi e Dovizioso aumentou, junto com a chuva, para treze segundos de diferença para o terceiro colocado, na metade da prova, quando Rossi perdeu o controle da traseira de sua M1 durante o “S” Fogarty, na 20ª volta, quase levando Dovizioso com ele.

Rossi levantou sua moto e voltou na 11ª posição, enquanto Dovizioso abria alguns segundos de vantagem na ponta rumo à sua primeira vitória na MotoGP. Mas estava longe de ser uma tarefa fácil. A chuva continuava a apertar e o jovem italiano estava agora sem alguém para lhe mostrar o melhor traçado.

Com as condições piores, Edwards melhorou,  e de repente, na volta 23, ele estava na terceira colocação, e ainda tomou o segundo lugar de Puniet com apenas três voltas para o final. Mas o que impressionou foi que a dupla colou em Dovizioso, que estava muito na frente, e o pressionou nos instantes finais.

Puniet não estava contente com a terceira posição e decidiu contra-atacar Edwards, e voltou a ser o segundo colocado.

A última volta começou com Dovizioso 1s4 na frente de Puniet e Edwards. E o italiano continuou assim e cruzou a linha de chegada para sua primeira vitória na classe rainha do motociclismo.

Enquanto isso, Edwards retomou a segunda posição de Puniet na última volta, e os três pilotos subiram para o primeiro pódio desta temporada da MotoGP.

Alex de Angelis fez uma boa corrida e ficou com a quarta colocação. Já Rossi fez uma corrida de recuperação, e tomou a quinta posição de Toseland na última curva, após uma tentativa mal sucedida de ultrapassar o britânico da Tech 3 no “S”. Toseland igualou seu melhor resultado do ano e de sua carreira.

A piora do clima fez com que vários pilotos trocassem de motos nos estágios finais da corrida, sendo Marco Melandri o melhor deles, conquistando a  sétima colocação. O novato Niccolo Canepa conseguiu um ótimo oitavo lugar para a Pramac Racing, enquanto Pedrosa, aparentemente sem confiança, caiu para a nona posição. O companheiro de equipe de Canepa, Mika Kallio, fechou os dez primeiros colocados.

Dovizioso é o quinto piloto diferente que venceu uma corrida este ano. Rossi lidera agora o campeonato por 25 pontos sobre Lorenzo.

Donington Park recebeu pela última vez os melhores pilotos da motovelocidade. O circuito recebe a competição desde 1987, e passará a vez para Silverstone ser parte do calendário da MotoGP.

A decima primeira rodada da MotoGP acontecerá depois das “férias de verão” em Brno, na República Tcheca, no dia 16 de agosto.

Resultados:
1) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 48min26s267
2) Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), 48min27s627
3) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 48min27s867
4) Alex de Angelis (RSM/Honda Gresini), 48min35s225
5) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 48min47s889
6) James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), 48min48s732
7) Marco Melandri (ITA/Hayate Racing), 49min1s551
8) Niccolo Canepa (ITA/Pramac Racing), 49min5s036
9) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 49min8s379
10) Mika Kallio (FIN/Pramac Racing), 49min12s112
11) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 49min19s457
12) Gabor Talmacsi (HUN/Scot Racing), 49min38s582
13) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 49min46s665
14) Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), 1 lap
15) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro), 1 lap

Classificação:
1) Valentino Rossi, 187 pontos
2) Jorge Lorenzo, 162
3) Casey Stoner, 150
4) Daniel Pedrosa, 115
5) Colin Edwards, 103
6) Andrea Dovizioso, 94
7) Marco Melandri, 79
8) Randy De Puniet, 74
9) Chris Vermeulen, 67
10) Loris Capirossi, 66
11) Alex De Angelis, 60
12) James Toseland, 55
13) Nicky Hayden, 47
14) Toni Elias, 47
15) Mika Kallio, 34
16) Niccolo Capena, 28
17) Sete Gibernau (sem equipe), 12
18) Yuki Takahashi, 9
19) Gabor Talmacsi, 5


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br