MotoGP: Despedida de Donington Park

Os pilotos chegam à 10ª rodada da competição prontos para fazer história no circuito britânico.

Por Roberto Brandão

Este domingo será o fim de uma era no Campeonato Mundial de Motovelocidade, quando a competição faz sua última visita ao circuito britânico de Donington Park. O traçado, que já foi sede de clássicas corridas em todas as categorias, espera uma prova para ficar na história.

Valentino Rossi chega ao Grande Prêmio Britânico visando acabar com um jejum de quatro anos sem vitórias no solo inglês. O atual campeão mundial, já ganhou seis vezes neste circuito, mas nenhuma desde 2005.

O italiano se aproxima da décima rodada em ótima forma, uma semana após uma espetacular vitória sobre seu companheiro de equipe, Jorge Lorenzo. Rossi venceu essa batalha por apenas um décimo de segundo e aumentou para 14 pontos a liderança do campeonato.

No ano passado, Lorenzo terminou na sexta colocação, mas já venceu em Donington na categoria 250cc. O espanhol faturou duas etapas neste ano, mas espera ganhar mais alguns, para deixar seu companheiro de equipe para trás. A rivalidade entre os dois só aumenta, principalmente pela ameaça de Lorenzo ir para a Honda no ano que vem.

O australiano Casey Stoner, piloto da Ducati, chega ao circuito inglês com duas vitórias nas duas últimas visitas da MotoGP à Inglaterra. Durante o último mês, o campeão mundial de 2007 foi pego de surpresa por uma misteriosa doença diagnosticada depois como anemia, e isso custou a vitória nas rodadas dos EUA e de Barcelona. Na última rodada, na Alemanha, o piloto já parecia muito melhor, mas caiu para quarto lugar com um problema no seu pneu traseiro.

O piloto da Repsol Honda, Daniel Pedrosa, chega a Donington Park com sua confiança no alto, após um terceiro lugar na Alemanha, apenas duas semanas depois de sua primeira vitória na temporada em Laguna Seca. O espanhol já venceu neste circuito nas 250cc e neste momento está na quarta posição no campeonato, 68 pontos atrás do líder, Rossi.

Marco Melandri, Andrea Dovizioso, Randy De Puniet e Mika Kallio são todos vencedores das 250cc no circuito de Donington Park. O campeão Mundial das 250cc, Melandri, está fazendo uma boa temporada na Hayate Kawasaki e está na sexta colocação do campeonato, atrás do campeão Mundial de Superbike, Colin Edwards.

Dovizioso, campeão Mundial nas 125cc, não marca pontos há três corridas. De Puniet sofreu um acidente na primeira volta da última etapa na Alemanha, mas correrá na rodada britânica. Kallio, que venceu a corrida das 250cc na Inglaterra no ano passado, voltou a correr em Saschesnring e terminou em décimo quarto, após ficar de fora da rodada de Laguna Seca por conta de uma fratura no dedo.

O primeiro contato dos pilotos com o traçado britânico será durante os treinos livres desta sexta feira. No sábado, os pilotos entram na pista para decidir quem largará na frente, e no domingo, a partir das 11h30min da manhã, eles aceleram para vencer. A corrida será transmitida pelo canal de TV por assinatura SporTV.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br