MotoGP: 5ª etapa promete muita emoção

Nova geração de pilotos luta pela vitória e liderança no histórico circuito de Le Mans.

Por Adilson

Os três primeiros colocados da MotoGP, Daniel Pedrosa (Repsol Honda), o novato Jorge Lorenzo (Fiat Yamaha) e o pentacampeão mundial, Valentino Rossi (Fiat Yamaha), estão separados por apenas nove pontos no campeonato de 2008.

A categoria já presenciou quatro ganhadores distintos, com o atual campeão mundial, Casey Stoner, vencendo a corrida de estréia no Catar. É apenas a segunda vez que isso acontece, desde 2002.

Atual líder do certame, Pedrosa tem um respeitável recorde em Le Mans — circuito que recebe no próximo fim de semana a quinta etapa do ano —, particularmente nas categorias de menor cilindrada. O espanhol venceu nas 125cc em 2003 e também triunfou em 2004 e 2005, pelas 250cc.

Desde que chegou a MotoGP, ele conseguiu um terceiro e um quarto lugares respectivamente, respondendo as criticas de que não sabe pilotar no molhado. Um pódio em Le Mans este ano dará ao piloto o recorde de ter subido em todos os pódios até agora nesta temporada.

Lorenzo está atrás do seu compatriota apenas sete pontos, terminando a última corrida na China na quarta posição, depois de ter sofrido um grave acidente nos treinos, fraturando os dois tornozelos.

Como o espanhol não está 100% fisicamente, é dúvida para a quinta etapa do Mundial, fato que o deixa um pouco frustrado, pois pode perder a oportunidade de retomar a liderança do torneio.

Dos quatro pilotos que têm chance de liderar a MotoGP, Valentino Rossi leva uma pequena vantagem, pois já venceu duas vezes pela categoria máxima das motos. Porém, faz duas temporadas que o italiano não alcança nem o pódio na França.

O “doutor” encerrou seu maior jejum de vitórias na última etapa em Xangai, quando subiu no degrau mais alto do pódio, desde que mudou seu composto de pneus para os Bridgestone.

Stoner ocupa a quarta posição na classificação, retornando ao pódio na China, depois de duas corridas ruins. O piloto da Ducati está com sede de vitória, e, como Pedrosa, conseguiu um quarto e um terceiro lugares nos dois últimos anos.

A quinta etapa do Mundial de MotoGP, em Le Mans, na França, acontece no próximo domingo, dia 18 de maio.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br