Moto de Capa: 'Macchina' mais veloz da MotoGP
Ducati Desmosedici GP8 conquistou nove pole positions em 18 etapas desta temporada.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
Leandro Alvares
Embora tenha sido derrotada pela Yamaha YZF-M1 de Valentino Rossi, a Ducati Desmosedici GP8 foi um dos modelos mais poderosos da temporada 2008 da MotoGP. Na verdade, o segundo melhor equipamento do grid, já que só ficou atrás da adversária japonesa e nova campeã da categoria máxima do motociclismo.
Com Casey Stoner, a máquina italiana obteve seis vitórias e 11 pódios. Se não conquistou o bicampeonato, ao menos provou ser a moto mais rápida para uma volta lançada ao estabelecer um total de nove pole positions em 18 corridas disputadas.
Empurrada por um motor de 800 cilindradas, a GP8 foi uma versão refinada do modelo utilizado pela Ducati em 2007. “Trabalhamos nos pontos fracos da GP7 e desenvolvemos ainda mais os aspectos fortes da motocicleta usada na última temporada, que foi uma base muito sólida”, lembrou Filippo Preziosi, diretor técnico da Ducati.
Com linhas agressivas e uma pintura bastante emotiva, fica fácil de entender o motivo desta “macchina” ser conhecida no mundo como a Ferrari de duas rodas e o porquê de ter sido eleita para estampar a capa da edição de dezembro de nossa revista.
Ficha Técnica
Motor: V4, 4 tempos, DOHC, refrigeração líquida, 4 válvulas
Capacidade cúbica: 799 cm³
Potência máxima: Superior a 210 cv
Câmbio: 6 velocidades
Pneus: Bridgestone de 16,5 polegadas
Chassi: Tubular de alumínio
Freios: Brembo, discos de 320 mm de carbono (duplo na dianteira e simples na traseira)
Suspensão dianteira: Öhlins, upside-down com 42 mm de curso
Suspensão traseira: Öhlins, balança monoamortecida, pré-carga ajustável
Comprimento total: 2.060 mm
Altura mínima do solo: 125 mm
Peso seco: 148 kg
Tanque de combustível: 21 litros
Velocidade máxima: Superior a 310 km/h
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