Le Mans: Momentos históricos

Antes da 5ª etapa da MotoGP, lembramos alguns momentos históricos da prova francesa.

Por Adilson

Tendo sido palco de 20 Grandes Prêmios, Le Mans conta com uma grande história. Numa viagem pelo tempo,  segue alguns dos mais espectaculares momentos de corrida na famosa pista gaulesa.

O primeiro Grande Prêmio da princial categoria das motos em Le Mans foi em 1969. Uma prova que se resumiu praticamente a Giacomo Agostini, dando uma volta de vantagem a todos os rivais com a sua MV Agusta. Mas as corridas na era moderna têm sido muito mais disputadas. Três corridas ressaltam à memória nas páginas mais recentes dos livros de história:

2003 – Sete Gibernau venceu na MotoGP depois de levar a melhor sobre Valentino Rossi na última curva de uma corrida interrompida pela chuva e na qual Alexandre Barros foi terceiro. Na verdade, os pilotos espanhóis dominaram os acontecimentos com as atuais estrelas do MotoGP Toni Elias (250cc) e Dani Pedrosa (125cc) a vencerem as corridas das suas categorias.

2005 – Dois anos mais tarde Rossi vingou-se com uma vitória de 0,382s de margem sobre Gibernau em mais uma prova marcada pela chuva e onde o então companheiro de equipa do italiano, Colin Edwards, fechou o pódio. Foi um fim-de-semana para pilotos a caminho dos títulos mundiais, com Rossi, Daniel Pedrosa e Thomas Lüthi, que vencerem nas suas categorias depois de se qualificarem na pole. Foi a primeira vitória de Lüthi em Grandes Prêmios.

2006 – Marco Melandri venceu a corrida de MotoGP depois de Rossi ter liderado durante 20 voltas antes de desistir com uma falha técnica. Também no pódio estiveram o experiente Loris Capirossi, em segundo, e o então estreante de MotoGP Daniel Pedrosa, em terceiro. Yuki Takashi garantiu o primeiro e único em GPs nas 250cc, enquanto Thomas Lüthi garantiu a única vitória do ano nas 125cc, fazendo com que este seja o único circuito onde conta já com dois triunfos.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br