moto.com.br
Publicidade:

Motovelocidade

GP de Curitiba marca 2ª etapa do Moto 1000 GP

Competição acontece nesse final de semana, 24, 25 e 26 de maio, no autódromo de Curitiba, em Pinhais (PR)

22 de May de 2013
Compartilhe este conteúdo:

O Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na cidade de Pinhais, região metropolitana da capital paranaense, vai acolher as disputas emocionantes do Moto 1000 GP pela quarta vez. O campeonato terá agora nesse domingo,  dia 26 de maio, as corridas válidas pela sua segunda etapa, intensificando a disputa pela liderança das cinco categorias que fazem parte da competição.

Mais de 120 pilotos, representantes de 13 estados brasileiros e também de outros cinco países, já estão inscritos nas provas das categorias GP Light e GP Máster – que agora formam um grid único –, GP 600, GPR 250 e GP 1000. A programação de treinos será aberta na sexta-feira (24), com quatro sessões livres para cada categoria. No sábado (25), serão mais dois treinos livres, além das sessões classificatórias definindo as posições de largada.

Em 2011, na primeira temporada do Moto 1000 GP, Curitiba recebeu as corridas da quinta e penúltima etapa. Naquele ano, as categorias GP 1000, GP Light e BMW S1000RR Cup promoviam duas corridas por evento. Em 2012, já composto pelas categorias GP 1000/GP Máster, GP Light e GP 600, o traçado paranaense sediou as corridas da segunda etapa e, também, a rodada dupla que finalizou o campeonato, valendo pelas sétima e oitava etapas.

“Existe uma identificação forte do torcedor do Paraná com os eventos de motovelocidade. É um estado que revelou muitos dos principais destaques da modalidade nas últimas décadas”, considera Gilson Scudeler, heptacampeão nacional nas categorias principais e organizador do Moto 1000 GP. “Temos pilotos e equipes paranaenses com projeção em todas as categorias do Moto 1000 GP, e Curitiba é um grande centro do nosso esporte”, aponta.

A chancela da Confederação Brasileira de Motociclismo, que a partir de 2013 reconhece oficialmente como brasileiros de motovelocidade os títulos do Moto 1000 GP, dá-se no momento em que o evento experimenta um processo de franca internacionalização. “Estamos no início da nossa terceira temporada e as conquistas começam a aparecer. Esse crescimento do Moto 1000 GP tem repercutido de forma muito positiva no exterior”, pondera Scudeler.

Os treinos e as corridas da primeira etapa, disputadas no dia 21 de abril no circuito paulista de Interlagos, tiveram participação de pilotos de Argentina, Espanha, Portugal, Itália e Venezuela, além de brasileiros de 13 estados. A transmissão pela televisão, que no Brasil teve destaque no canal Bandsports, foi levada pela Band Internacional a telespectadores de Argentina, Venezuela, Paraguai, Uruguai, EUA, Angola, Moçambique e Japão.

A internacionalização do Moto 1000 GP, apontada por Gilson Scudeler como “consequência natural do trabalho de todos os envolvidos”, não desviou o foco do promotor. “Nosso trabalho aqui é fomentar a motovelocidade no Brasil, um processo em que essa presença dos pilotos estrangeiros é extremamente benéfica”, frisa. O propósito culminou, em 2013, na implantação de mais uma categoria voltada à formação de pilotos – a GPR 250.

“O crescimento que conquistamos nos dois primeiros anos do evento fez aumentar a necessidade de uma categoria de menor cilindrada”, diz Scudeler. “A GPR 250 veio para proporcionar aos pilotos mais jovens a oportunidade de conciliar o aprendizado e a competição. A aceitação a essa proposta, de início, foi bastante positiva, até mais do que o esperado”, admite. O grid em Interlagos reuniu 20 motos de 250 cilindradas, com vitória do paulista Ígor Calura.

Fotos: Chris Fabbri e Sérgio Sanderson/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

MotoGP: Marc Marquez é o campeão de 2017 no GP da Espanha

MotoGP: GP da Espanha acontece neste domingo (12/11)

Grande final do Supermoto 2017 é sucesso em Registro (SP)

SBK Brasil: 8ª e última etapa será realizada dia 26/11 em Interlagos

WSBK: Vitória dupla de Jonathan Rea no deserto do Catar

WSBK: GP do Catar acontece neste final de semana

MotoGP: gatas exóticas agitam os boxes do GP da Malásia

Desmosedici Stradale é o novo motor Ducati quatro cilindros

SBK Brasil: Eric Granado vence etapa de Londrina (PR)

Trackday: um dia de pista é garantia de pura diversão

SBK Brasil: GP de Curitiba acontece nesse final de semana

HND Racing PRT reforça grid das 500 Milhas Brasil

Yamaha vence 8 Horas de Suzuka com a nova YZF-R1

Rafael Paschoalin conquista pódios em provas de Flat Track nos EUA


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras