Eric Granado é o grande campeão do Europeu CEV Moto2

O piloto brasileiro Eric Granado, 21 anos, conquistou no último domingo (19/11) o título de campeão do Campeonato Europeu de Motovelocidade, categoria Moto2 do FIM CEV Repsol, com uma vitória contundente na etapa final da temporada 2017, no Circuito Rircado Tormo, em Valência, na Espanha.

Com esse feito inédito para o Brasil, o piloto paulista coloca o seu nome entre os grandes do cenário da motovelocidade internacional. Com a bandeira brasileira, Eric Granado sambou antes de receber o troféu de primeiro colocado  da prova no pódio. Com a mão direita no peito, chorou ao ouvir o hino nacional.

Eric Granado fez uma corrida cautelosa, já que precisava apenas de um sexto lugar para ser campeão. Entrou na prova como líder, 16 pontos à frente do espanhol Ricky Cardús, segundo colocado na classificação geral. O brasileiro venceu a etapa final e Cardús abandonou a prova faltando quatro voltas. Com isso, o brasileiro foi campeão ainda na pista.

“Foi um fim de semana perfeito. No sábado fiz a pole. Na corrida larguei mal, perdi algumas posições, e fiquei no meio da confusão. Mas mantive a calma e consegui fazer uma boa prova para vencer. Estou muito feliz em levar esse título inédito para o Brasil”, avaliou Eric Granado após a corrida.

Durante as sete etapas da temporada, que teve 11 baterias no total, ele venceu seis, foi segundo colocado em duas, uma vez terceiro, uma chegou em quinto e outra em sétimo.

 

Compre equipamentos esportivos no Shopping MOTO.com.br 

 

Corrida emocionante
Na etapa final de Valência, Eric Granado largou mal, caiu para quarto na primeira curva e fechou a primeira volta em quinto. Na quinta de 19 voltas, era o terceiro, na cola dos dois primeiros colocados, o norte-americano Joe Roberts (1º) e o sul-africano Steven Odendaal (2º). Cardús era o quarto, mas não pressionava o brasileiro.

Arrojado e com personalidade, Granado assumiu a segundo posição na 11ª volta, restando oito para acabar a corrida. Mas não se contentou. Foi para cima de Roberts, e tomou a liderança da corrida.

Manteve a concentração e a ponta da prova até receber a bandeirada. No box da equipe Promoracing, a tensão deu lugar à alegria e a família e amigos de Granado comemoraram o título.

Foram até a pista e levaram a bandeira do Brasil para Granado. Ele se ajoelhou e levantou as mãos para o céu, em agradecimento. Ali mesmo também recebeu um capacete dourado comemorativo e uma camiseta de campeão europeu. Até o adesivo com o número 51 de sua moto foi trocado para o número 1.

Eri Granado ainda voltou para a moto e deu uma volta no circuito da Comunidade Valenciana com a bandeira do Brasil empunhada, cumprimentando o público de muitos brasileiros que estavam nas arquibancadas.

Eric Granado na final do Superbike Brasil
O piloto da equipe Honda Racing Brasil desembarca no Brasil no início desta semana para a disputa da grande final do Superbike Brasil, que acontece no próximo domingo (26/11), em Interlagos (SP). É líder do campeonato, com 18 pontos a mais do que o experiente Alex Barros, maior nome da motovelocidade no Brasil. Os dois competem com uma Honda CBR 1000 RR Fireblade.

Na temporada 2018, Eric Granado disputará o Campeonato Mundial de Motovelocidade MotoGP, na categoria Moto2, de moto Honda, com a equipe suíça Forward Racing.

Resultados FIM CEV - Moto2 - Valência
1º Eric Granado (BRA)
2º Steven Odendaal (RSA)
3º Joe Roberts (USA)
4º Hector Garzó (SPA)
5º Frederico Fuligni (ITA)
 
Classificação (final)
1º Eric Granado (BRA) – 226 pontos
2º Ricky Cardús (SPA) – 185 pontos
3º Steven Odendaal (RSA) – 157 pontos
4º Hector Garzó (SPA) – 126 pontos
5º Joe Roberts (USA) – 111 pontos
 
 
 
 
Fotos: NS Comunicação/Jesus Robledo e Vipcomm/Photoclick


Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe essa notícia

Receba notícias de moto.com.br