Eric Granado é campeão do Bancaja

Brasileiro faz história no motociclismo ao vencer a etapa de encerramento do torneio espanhol.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

O dia 2 de novembro passa a fazer parte das datas de maior importância para a história do motociclismo brasileiro. Neste domingo de Finados, Eric Granado sagrou-se o novo campeão do Cuna de Campeones Bancaja, acirrado torneio mirim de motovelocidade da Espanha.

A conquista inédita na carreira do jovem piloto de 12 anos foi alcançada da melhor maneira possível: com vitória no circuito de Valência, único resultado que interessava ao brazuca e a seu adversário na briga pelo título da categoria MiniGP XL 80, o espanhol Agustí Levy.

Segundo colocado no grid, Granado assumiu a liderança na segunda volta da corrida, mas logo em seguida foi superado pelo rival Levy, que se manteve na ponta até a quinta passagem, fazendo inclusive a melhor volta da prova neste período.

A forte pressão de Eric, no entanto, contribuiu para um erro crucial do espanhol, que perdeu o controle da moto e caiu na sexta volta. Dali em diante, o brasileiro percorreu as três voltas finais mais longas de sua vida, uma vida dedicada ao sonho de chegar um dia a MotoGP. Um degrau rumo ao objetivo foi concretizado ontem com todos os méritos.

Levy ainda conseguiu retornar à disputa depois da queda, finalizando a etapa na oitava colocação. Granado, o campeão, recebeu a bandeirada com 5s686 de vantagem para a segunda colocada, a espanhola María Herrera. Manuel Garcia completou o pódio em terceiro. Lucas Barros, filho do ex-piloto de MotoGP Alexandre Barros, chegou em sétimo.

Com o resultado de Valência, Eric carimbou a faixa do título com 128 pontos, oriundos de duas vitórias, dois segundos e dois terceiros lugares em sete etapas, além de três pole positions.

Pelo título, o pequeno brazuca ganhou uma “bolsa de estudos” para disputar a categoria Pré-GP, destinada a motos de 125 cilindradas, em 2009. Prêmio que também foi concedido a Levy e a Garcia, segundo e terceiro colocados na classificação final.

Trajetória de campeão

Considerado por muitos especialistas como forte candidato a próximo representante brasileiro na MotoGP, Eric Granado iniciou bem cedo a sua trajetória no esporte a motor sobre duas rodas. Com quatro anos, completou os primeiros metros a bordo de uma motinha alugada.

Com cinco anos e meio, ganhou a primeira moto e com seis começou a correr no campeonato paulista, sendo campeão no ano de estréia. Em 2005 e 2006, Eric obteve o quarto lugar na classificação do Brasileiro de Motovelocidade, disputando apenas quatro das oito corridas realizadas.

A primeira experiência internacional veio em 2004 no Mundial de MiniGP, em Almería, na Espanha. No ano seguinte, voltou a andar no Mundial, só que em Valência. Em 2006, fez sua estréia no Cuna de Campeones, chegando em sétimo entre 25 competidores, além de ter novamente corrido no Mundial.

No ano passado, Eric festejou a primeira vitória no certame espanhol, justamente em Valência, onde neste fim de semana conquistou seu primeiro título fora de “casa”. Em 2007, ainda celebrou o degrau mais alto do pódio no Mundialito, mostrando a todos que seria um forte concorrente ao título de 2008. Algo que se confirmou ontem.

Confira o resultado da etapa de Valência:
1) Eric Granado (BRA), 8 voltas em 16min37s313
2) María Herrera (ESP), a 5s686
3) Manuel Garcia (ESP), a 13s181
4) Oscar Calvo (ESP), a 19s434
5) Rubén Fenoll (ESP), a 32s448
6) Darío Cabrero (ESP), a 42s668
7) Lucas Barros (BRA), a 1min17s492
8) Agustí Levy (ESP), a 1min44s391

Classificação final do Cuna de Campeones:
1) Eric Granado, 128 pontos
2) Agustí Levy, 110
3) Manuel Garcia, 90
4) Oscar Calvo, 81
5) María Herrera, 80
6) Jorge Martinez, 79
7) Rubén Fenoll, 73
8) Darío Cabrero, 70
9) Angel Garcia, 57
10) Francisca Ruiz, 35
11) Lucas Barros, 35
12) Sergi Marti, 34
13) Francisco Guebara, 32


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br