Donington Park à espera do Mundial de MotoGP

Momentos históricos, estréias e a luta pelo título é o que se espera para o GP da Inglaterra.

Por Adilson

Depois de uma breve parada, o impressionante ritmo do Campeonato Mundial de MotoGP está de volta com a visita à Donington Park. O Grande Prêmio da Inglaterra será dia 22 de Junho.

Valentino Rossi lidera a MotoGP. O piloto tem feito de Donington Park sua casa nas oito visitas que fez ao traçado na categoria rainha. O piloto da Fiat Yamaha fará o 200º Grande Prêmio e já ganhou cinco corridas no circuito, incluindo a primeira vitória nas 500cc em 2000.

O italiano está numa magnífica sequência de seis pódios nas sete primeiras corridas de 2008, incluindo vitórias consecutivas na China, França e Itália. O segundo posto na Catalunha, a partir do nono lugar do grid, reflete bem o nível em que se encontra Rossi.

A diferença de sete pontos que separa “O Doutor” do seu mais próximo rival Daniel Pedrosa, piloto que triunfou de forma dominadora na sétima etapa do ano na Espanha. A estrela espanhola da Repsol Honda também só ficou fora do pódio uma vez este ano, e com a vitória em Donington Park em 2006, temporada em que se estreou no MotoGP, dará mais força às suas possibilidades de vencer na Inglaterra.

Pedrosa poderá contar com mais potência em sua Honda, caso faça uso do novo motor com válvulas pneumáticas testado na Catalunha.

Terceiro no Mundial, as possibilidades de Jorge Lorenzo lutar pelo título sofreram forte revés na Catalunha. Uma queda na sexta-feira deixou o espanhol no hospital e de fora na sua corrida em casa, se bem que estará apto para regressar à ação em Donington Park depois de ter se recuperado da contusão.

O estreante da Fiat Yamaha teve um fantástico início de temporada nas 800cc, mas com duas corridas sem pontuar, deixaram remotas as hipóteses de apanhar o companheiro de equipe.

Com altos e baixos, o Campeão do Mundo de 2007, Casey Stoner, está levando as coisas corrida a corrida enquanto tenta renovar o reinado na categoria. O australiano foi o vencedor na Inglaterra no ano passado e conta com muita experiência na pista dos anos em que militava no campeonato inglês.

Ao lado de Stoner no pódio do ano passado, Colin Edwards é o melhor classificado entre os pilotos satélite da MotoGP, com a sua Tech3 Yamaha. Pensando num lugar para 2009, o americano tem despertado as atenções com o seu bom desempenho, bem como o estreante Andrea Dovizioso, sexto na tabela.

Um dos pilotos que muitos fãs vão gostar de ver no domingo é o companheiro de Edwards, James Toseland, que faz a primeira corrida na categoria principal das motos em casa. Com vitórias nas SBK na pista inglesa, as expectativas são altas para o herói local enquanto procura tornar-se no primeiro piloto da casa a vencer em Donington Park. O último piloto britânico a terminar no pódio na Inglaterra na MotoGP foi Jeremy McWilliams em 2000, em terceiro.

A lista dos dez primeiros na classificação conta ainda com Loris Capirossi, da Suzuki, Nicky Hayden, da Repsol Honda, e o veterano Shinya Nakano, da San Carlo Honda Gresini. Contudo, Capirossi não marcará pontos na Inglaterra, já que a fratura contraída num dedo por causa de uma queda na Catalunha, vai deixá-lo de fora da oitava rodada do ano, dando assim a Ben Spies a oportunidade de estrear mais cedo na MotoGP.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br