20 anos de Grandes Prêmios na Malásia

A Malásia tem feito parte do calendário da MotoGP desde 1991. Recorde algumas das mais memoráveis corridas.

Por Roberto Brandão

O Grande Prêmio da Malásaia deste fim de semana marca o 20º aniversário da presença da Classe Rainha do motociclismo no país, que recebeu o Campeonato do Mundo pela primeira vez em 1991. Nessa altura, três circuitos  receberam a MotoGP, primeiro Shah Alam e Johor e, desde 1999 até agora, Sepang.

De 1991 a 1997, em Shah, Alam Mick Doohan (500cc) e Max Biaggi (250cc) foram os pilotos que dominaram as etapas da Malásia, cada um com quatro vitórias. Em 1998, já em Johor, foi Doohan que triunfou na Classe Rainha, com Tetsuya Harada (250cc) e Kazuto Sakata (125cc) a arrecadarem o ponto mais alto do pódio nas duas restantes categorias.
 
Desde que Sepang entrou no calendário, em 1999, Valentino Rossi foi o piloto da Classe Rainha que somou mais resultados, com cinco vitórias numa etapa que já decidiu o título. Aliás, foi o caso do ano passado, com Rossi, enquanto que esta temporada (ainda que dependente de vários fatores) Jorge Lorenzo e Toni Elías poderão também sair já de Sepang com os títulos da MotoGP e Moto2, respectivamente, assegurados.

Recorde as melhores provas:

1992 –
Shah Alam: Mick Doohan (Honda) venceu a corrida de 500cc, que foi interrompida quando a chuva começou a cair, e superou seu grande adversário Wayne Rainey. Alex Criville terminou na terceira posição, naquele que foi o primeiro pódio de 500cc de um piloto espanhol. Luca Cadalora repetiu o triunfo do ano anterior na categoria de 250cc , enquanto a corrida de 125cc teve como vencedor Alessandro Gramigni, que acabou por se tornar o primeiro piloto que venceu um título mundial aos comandos de uma Aprilia.

1995 –
Shah Alam: Mick Doohan arrecadou a sua terceira vitória na Malásia na categoria 500cc, deste vez vencendo seu compatriota australiano Daryl Beattie. Garry McCoy alcançou a sua primeira vitória em GP´s na categoria de125cc , mas apenas somou metade dos pontos porque a  corrida foi interrompida ao fim de 12 voltas, quando começou a chover. Nas 250cc, Max Biaggi ficou no mais pico alto do pódio.
 
1998 –
Johor: A única visita dos pilotos ao circuito de Johor resultou em mais uma vitória para Mick Doohan na corrida das 500cc a caminho do último dos seus cinco títulos. Tetsuya Harada (250cc) e Kazuto Sakata (125cc) foram os vencedores das outras duas categorias.
 
1999 –
Sepang: Na primeira visita ao circuito de Sepang Kenny Roberts Jr venceu na estréia comandando uma Suzuki de fábrica na corrida de 500cc. Loris Capirossi iniciou a defesa do título de 250cc com uma vitória muito disputada com Tohru Ukawa. Masao Azuma ganhou a corrida de 125cc com uma Honda com pneus Bridgestone.
 
2004 – Sepang: Valentino Rossi repetiu o triunfo do ano anterior, desta vez na MotoGP. Tendo subido para as 250cc, Daniel Pedrosa ganhou a corrida pelo segundo ano consecutivo em Sepang. Casey Stoner assinou a primeira vitória da história da KTM em Grandes Prêmios.
 
2009 – Sepang: Casey Stoner venceu a corrida da MotoGP no ano passado na Malásia, a mesma prova que foi atrasada em 30 minutos devido às fortes chuvas. A corrida foi disputada em condições de piso molhado, com os pilotos rodando a cerca de 12 segundos do recorde do traçado. Valentino Rossi terminou em terceiro e garantiu seu nono título mundial, sétimo na categoria rainha. Nas duas outras classes as vitórias foram conquistadas por Hiroshi Aoyama (Honda) nas 250cc e Julián Simón (Aprilia) nas 125cc, que se tornaram campeões nas suas categorias.
 
A décima quinta etapa do campeonato Mundial de Motovelocidade acontecerá neste fim de semana, no circuito de Sepang, na Malásia. O piloto espanhol, Jorge Lorenzo (Fiat Yamaha), pode sagrar-se campeão nesta etapa.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br