moto.com.br
Publicidade:

Moto Dicas

Especial: Dicas para levar garupa na moto

O que muda no comportamento da motocicleta e quais ajustes devem ser feitos na moto e na pilotagem para transportar passageiro com segurança

05 de October de 2017
Compartilhe este conteúdo:

Muita gente leva namorada (o), marido, esposa, amigo (a) na garupa da moto. O ato de camaradagem ou necessidade de transportar outra pessoa na sua motocicleta exige, entretanto, atenção e responsabilidade. Por isso elaboramos algumas dicas para levar garupa na sua moto sem dor de cabeça:

- Pilotagem 
Primeiramente, é preciso não se “esquecer” que há alguém além de você na moto e adaptar sua forma de pilotagem. Evite acelerações e frenagens bruscas. O ideal é soltar a embreagem e acelerar gradativamente nas partidas; o mesmo deve ser feito nas frenagens e até mesmo em curvas.

- Ajuste sua moto
O aumento de peso altera a geometria da moto. O farol, por exemplo, perde sua eficiência pois o facho de luz passa ser projetado para o alto. Isso é fácil de resolver, basta regular o farol. Os retrovisores também devem ser ajustados.

Como a carga é maior, os pneus devem ser calibrados com a pressão sugerida pelo Manual do Proprietário, para evitar maior desgaste e consumo de combustível – ou até mesmo um acidente. Afinal, pneus murchos com peso excessivo podem “sair” da roda em curvas.

A grande maioria das motos oferece regulagem da pré-carga da mola na suspensão traseira para manter o conforto e suportar o aumento de peso sem chegar ao fim de curso. Em alguns casos é necessário conferir a tensão da corrente de transmissão – que pode ficar mais esticada por conta do peso extra. 

Outro item importante para a segurança e conforto da garupa é a perfeita fixação das pedaleiras. Elas não podem estar tortas ou “balançando”, pois podem causar desconforto ao passageiro e ainda correm o risco de caírem pelo caminho. 

- Garupa equipada
Da mesma forma que o piloto, a garupa deve estar vestindo os equipamentos de segurança: calça, jaqueta, botas, luvas e, é claro, o capacete. Se não houver todo o equipamento disponível, pelo menos, que a garupa use calça longa e calçados apropriados. Nada de rodar de chinelo por aí. 

Outro detalhe importante é que, embora seja comum em cidades pequenas, transportar crianças abaixo de sete anos em motocicletas é infração gravíssima. E a moto é um veículo homologado para levar apenas duas pessoas: piloto e garupa!

- Oriente a garupa
Caso o passageiro nunca tenha andado de moto, converse com ele (ela) antes de rodar. Oriente-o a sentar o mais próximo de você para não desequilibrar a moto. Porque, caso ele fique muito afastado, a dianteira tende a ficar leve, o que dificulta o controle em baixa velocidade. Garupas sem experiência tendem a querer colocar os pés no chão quando a moto para. Avise-o que isso pode derrubar vocês dois.

A garupa deve se segurar firme no piloto ou nas alças de apoio, mas não deve ficar tenso. Também é preciso que ele fique atento para que o corpo não se desloque para a frente em frenagens mais bruscas. 

Por conta do medo, alguns passageiros jogam o corpo para o lado oposto da curva – como se tentasse levantar a moto inclinada. Isso pode levar o piloto a perder o controle em uma curva e até cair.


Quer vender sua moto? Anuncie grátis no site MOTO.com.br!

TEXTO: Cicero Lima / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação/
Agência INFOMOTO



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Veja dicas de presentes de Natal para quem curte moto de verdade

Triumph anuncia nova coleção de vestuário no Brasil

Shopping MOTO.com.br tem relógios Alpinestars exclusivos

Google Maps lança modo motocicleta em grande evento na Índia

"Deu ruim" na estrada? Descubra o que fazer

Saiba como um pneu de moto pode rodar mais de 20.000 km

Indian Scout ganha destaque no game Call of Duty: WWII

Qual a hora certa para a troca de óleo?

Akrapovic lança linha de escapes para Honda CBR 1000 RR

Óleo ou graxa na corrente?

Jeskap completa 21 anos com uma história de sucesso

A lâmpada da sua moto vive queimando?

Licenciamento para placas com final 5 e 6 vai até 31 de agosto

Saiba a hora certa de trocar o pneu da moto


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras