moto.com.br
Publicidade:

Moto Dicas

Cuidado com os anúncios golpistas

MOTO.com.br conta com a ajuda de todos os motonautas para combater os bandidos virtuais.

04 de November de 2008
Compartilhe este conteúdo:

Embora o “MOTO.com.br” crie barreiras para evitar a divulgação de anúncios fraudulentos, pessoas de má fé têm conseguido veicular propagandas enganosas no maior site de classificados de motocicletas do Brasil, as quais infelizmente causaram danos a alguns motonautas.

Diante desta triste informação, o “Canal da Moto” pede a todos os usuários que tomem muito cuidado para não cair nos golpes desses bandidos. Desconfie das informações e dos valores apresentados sobre o produto.

Preços e ofertas abaixo do estipulado pelo mercado são indicativos de que o veículo pode ser uma roubada. Por isso, jamais faça depósitos ou realize adiantamentos sem ter certeza da idoneidade do anunciante e certifique-se da existência da motocicleta e de seu real estado.

Outra averiguação fundamental é sobre a veracidade do endereço e do telefone do anunciante. Não caia também em lorotas de sorteio, herança, brinde, consórcio contemplado ou qualquer justificativa do gênero para uma promoção imperdível.

A consulta em órgãos de defesa do consumidor é mais uma ação para garantir a compra segura, bem como uma consulta a sites como o e-bit (www.ebit.com.br), que disponibiliza a avaliação dos consumidores que realmente efetuaram compras nas lojas conveniadas ao selo de certificação e-bit.

Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Clique no link “onde encontro”, depois em “CNPJ/CGC”, “consulta cadastros” e “consulta situação cadastral”. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.

Trilha de uma compra segura

- Dê preferência às revendas mais conhecidas no mercado. Buscar maiores informações sobre o estabelecimento, bem como a veracidade de informações como CNPJ, endereço e canais de contato sobre a sede do fornecedor, representa a garantia inicial da confiança no negócio em andamento.

- Informe-se sobre garantias e políticas dos vendedores em relação à devolução e restituição do pagamento do produto a ser adquirido.

- Verifique a documentação na hora de negociar. Com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), você pode consultar se há débitos, alienação ou dívidas atreladas às financeiras acessando o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito): http://www.seguranca.sp.gov.br.

- Antes de fechar negócio, confira a documentação básica e essencial: comprovante de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e seguro obrigatório (DPVAT), Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, Certificado de Transferência datado, preenchido e com firma reconhecida (recibo/contrato de venda). Prefira os documentos originais e os verifique com órgãos oficiais competentes.

- Se o objetivo for comprar uma moto usada, compare as ofertas que houver para a marca e o modelo de sua procura.

- Jamais faça depósitos de valores em contas correntes de pessoas físicas indicadas pelo anunciante sem ter certeza da idoneidade das mesmas, da legítima procedência e do real estado do veículo.

- Nunca faça qualquer pagamento, tampouco realize adiantamentos em valor ou bem sem antes ter certeza da idoneidade do anunciante, da legítima procedência e do estado do veículo. Verifique o endereço e o telefone (atenção aos anúncios cujo único contato seja o telefone celular).

- Desconfie de valores muito abaixo do mercado para veículos novos ou usados.

- Desconsidere ofertas de pessoas que dizem ser funcionárias ou intermediárias de montadoras. As fabricantes não autorizam, em hipótese alguma, seus empregados a comercializarem veículos 0 km.

- Quando for analisar o veículo, prefira horários diurnos e locais públicos. Haverá mais luminosidade para averiguar eventuais problemas e será também mais seguro.

- Se necessário, peça a um mecânico de sua confiança para avaliar a moto.

- Pesquise o valor médio de mercado da moto em nosso site.

Contamos com a ajuda de todos para acabar com os eventuais anúncios de golpistas publicados em nosso site e impedir que outros motociclistas sejam trapaceados pelos criminosos virtuais.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Brasil Racing oferece os novos óculos da linha Dragon

Speedland Kart Center é o novo parceiro do MOTO.com.br

Confira dicas importantes da Pattini para o seu seguro

Entenda as diferenças de resistente à água e impermeável

LM09 uma oficina que surpreende os motociclistas de SP

Shopping MOTO.com.br tem camisetas e bonés Motostory

Triumph Service acontece em Campinas (SP) neste sábado (28)

Qual a hora certa para a troca de óleo?

Akrapovic lança linha de escapes para Honda CBR 1000 RR

Óleo ou graxa na corrente?

Jeskap completa 21 anos com uma história de sucesso

A lâmpada da sua moto vive queimando?

Licenciamento para placas com final 5 e 6 vai até 31 de agosto

Saiba a hora certa de trocar o pneu da moto


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras