moto.com.br
Publicidade:

Deus Ex Machina revela a máquina Yamaha Eau Rouge

Customizadora australiana prepara modelo com base na XJR 1300 e inspiração nas motos de endurance do passado

28 de March de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Carlos Bazela

Já virou tradição para a Yamaha entregar seus modelos sob os cuidados de customizadores competentes e com carta branca para fazer o que a imaginação permitir. Desta vez, a Deus Ex Machina, empresa australiana conhecida mundialmente por suas motos artesanais, foi a escolhida para reinterpretar outro clássico: a XJR 1300. E, foi assim que a musculosa naked da marca dos três diapasões transformou-se na requintada Eau Rouge (água vermelha, em francês).

Embora o visual lembre uma café racer, a inspiração da Eau Rouge está longe das corridas ilegais de antigamente. O motor e quadro expostos, em conjunto com a pequena carenagem frontal com parabrisa curvado e o gigantesco farol redondo deslocado à direita são uma homenagem aos modelos de endurance (longa duração) das décadas de 1970 e 1980. Como é o caso da Suzuki Yoshimura GS 1000R, que venceu as Oito Horas de Suzuka, no Japão, em 1980.

Desta forma, o modelo da Deus Ex mescla formas arredondadas nas extremidades – como o farol e a lanterna traseira – com o tanque e a rabeta desenhados de forma retangular. O conceito de escape único do lado direito, para onde convergem os quatro canos que saem do motor, foi mantido, mas a peça original foi substituída por outra, mais curta, em titânio feito pela SC Project. As marcas de solda aparentes reiteram o visual de um modelo feito à mão.

Na pintura, a Eau Rouge não conta com nenhuma extravagância. A solidez do branco se mescla ao amarelo das rodas Marvic em magnésio com aro 18’’. Já a tradição da Yamaha nas pistas de corrida foi honrada com a tradicional faixa preta com blocos pintada na ponta da carenagem do farol, próximo ao tanque.

Pronta para a pista
A única parte intocada pela Deux Ex Machina no projeto da Eau Rouge foi o motor. E isso não é necessariamente ruim, afinal estamos falando de um tetracilindrico de 1.251 cm³ capaz de gerar até 98 cv a 8.000 rpm, enquanto o torque fica na casa dos 11 kgf.m a 6.000 giros. Já nos freios, os discos duplos dianteiros originais deram lugar a peças de 320 mm de diâmetro feitas em ferro fundido e mordidas por pinças Discacciati com seis pistões. Na roda traseira, o disco ventilado de 267 mm foi mantido.

As peças nobres com foco no alto desempenho são outra característica do projeto. Isso fica evidente no conjunto de suspensões da Öhlins, que equipa a dianteira com um garfo tradicional e a traseira com sistema bichoque de ajuste a gás. O cuidado ao escolher a suspensão e os freios é uma forma da Deus Ex mostrar que a moto é capaz de fazer o que se propõe: oferecer desempenho e estabilidade caso seja posta à prova na pista.

Outro ponto alusivo às motos de competição do passado é o pequeno mostrador da Motogadget, que combina em uma só peça o conta-giros e um diminuto display digital, que substitui o grande conjunto duplo que sai de fábrica na XJR 1300. Mais do que uma naked urbana transformada em moto pronta para competição, a Eau Rouge é, segundo a própria Yamaha, uma homenagem a homens e máquinas que provaram ser feitos em aço ao se forçarem ao limite em corridas que chegavam a durar até 24 horas.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Uma relação de amor à flor da pele: Motocicletas e Tatuagens

Glemseck 101 reúne apaixonados por motos customizadas

Motos custom Harley-Davidson do Rock In Rio 2017 vão a leilão

Honda CB 600F Hornet em novo projeto radical da XTR Pepo

Distinguished Gentleman's Ride reuniu 1.500 riders em São Paulo

One Way Machines reinventa a Harley-Davidson Iron Riot

Domingo tem Distinguished Gentleman's Ride no Morumbi Shopping

Garage Metallica customiza motos para o Rock in Rio 2017

Espelhos retrovisores e guidões dentro e fora da lei

Domingo tem Distinguished Gentleman's Ride no Morumbi Shopping

Oficinas para customizar sua moto

One Way Machines reinventa a Harley-Davidson Iron Riot

National HOG. Rally 2017 acontece em Foz do Iguaçu (PR) no feriado

Celio Dobrucki customiza a clássica Indian Scout

Comentários

Galeria de vídeos

Galeria de Fotos

Anúncios em Super Destaque