Motociclismo de resistência e atitude

Oswaldo Fernandes Junior

Muitas pessoas confrontam a grandiosidade da ambição pessoal com ganância em ganhos patrimoniais. Pensando desta forma, podemos interpretar que a ambição também se relaciona com fama, glória, honras e poder, onde na maioria das vezes são conquistados com o sucesso profissional. 

Muitos trabalham para conquistas materiais cada vez maiores e mais custosas, deixando de lado o real sentido de podermos almejar, para usufruir os melhores momentos de nossas vidas.  É claro a diferença de ter e ser para uma mudança de valores e princípios. 

É necessário avaliarmos a diferença de preço e valor. É necessário darmos sentidos as ações que realmente nos fazem sentir vivos e desejar. Não é a realização da ambição na compra de uma motocicleta dos sonhos, que vai nos satisfazer na plenitude de nos tornarmos motociclistas, longe disto.

O mundo do motociclismo incorpora cada vez mais apaixonados por estas máquinas de duas rodas, onde a paixão transcorre por ambições de compras de motocicletas mais potentes, acessórios e roupas.

A utilização destas máquinas nos permite, literalmente, conhecer novos horizontes e novos caminhos, mas devemos saber a responsabilidade e ter o planejamento para proporcionar caminhos mais distantes, principalmente na longevidade e jovialidade que somente o motociclismo proporciona.

São estas conquistas que nos permitem construir um modelo de vida marcado pela atitude.   A proposta de uma prova de resistência, ironicamente denominada de Iron Butt, é planejada para uma rota de 1000 milhas (1.600 km) percorridas em um período máximo de 24 horas. 

Longe de uma prova de ambição e poder, deve ser vista como uma prova de coragem, desafio pessoal, auto-conhecimento e superação de seus limites pessoais. Devemos entender para a grande maioria dos motociclistas, muitos acima dos 40 anos, que investiram valores relativamente elevados em suas máquinas de sonhos, não possuem a necessidade de provar nada para ninguém, a não ser para si próprio. 

E é a prova de Iron Butt um modelo onde a valorização do planejamento, o medo do desconhecido e a vontade de superar-se tornam uma prova de resistência pessoal para você mesmo.  Para realização desta prova é necessário além de preparo físico, o preparo emocional, pois em cima da moto você passa muito tempo conversando com você mesmo, conversando com a moto, refletindo sobre seu passado, projetando seu futuro,  revalidando sentimentos de família e amizade, revendo oportunidades de nos encontramos espiritualmente diante da emoção. 

Longa distância a percorrer, atenção as regulamentações de pistas, curtas paradas, grandes tempos de pilotagem, controle de alimentação, concentração e milhas e milhas para percorrer, registrados pelo cansaço e dores incomodas.  Tudo isto faz você se redescobrir, vencer uma batalha pessoal e saber que pode sim enfrentar novas adversidades, sentir a vida assim como ela é, intensa. 

Ao término de uma prova de Iron Butt você tem a certeza de desafio cumprido, que muito de sua vida deva ser revista e que você pode e deve ter novas ambições pessoais.  Apaixonados pelo motociclismo devem experimentar algum dia este modelo de motociclismo de atitude, respeitando regulamentos, segurança e condições pessoais para estar pronto para encarar novos desafios e limites. 

A adrenalina pela vida, o amor pela motocicleta e a vitória sobre o desafio são os maiores prazeres de poder percorrer milhas e milhas pela sua vitória pessoal. O Iron Butt é um percurso, mais que isto uma viagem a sua própria introspecção, onde a zona de conforto e o medo do desconhecido passam a ser limites para quebra de barreiras. 

A vontade de superar obstáculos e de ultrapassar os seus próprios limites servem de combustível para horas e horas de muita estrada. Ao fim da prova o sabor da vitória é maravilhoso, revigora, trás a sensação de dever comprido e que muito ainda somos aptos e capazes de conquistamos neste maravilhoso mundo do motociclismo.

É isto aí, nos vemos pelas estradas.

Oswaldo F. Jr é consultor de pilotagem, segurança e resistência da Omno (www.omnoweb.com.br). Fez diversos cursos nacionais e internacionais. Para ele, moto e estrada é uma combinação mais que perfeita.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br