Chuva, muito frio... e a gripe H1N1

Eu já vinha querendo conhecer Cambará do Sul e a região dos Cânions (sim, em português mesmo) há um bom tempo. Tenho lido na internet e visto relatos de que realmente os parques por lá (Parque Nacional Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral) são muito bonitos. São, como disse algum viajante, os 'nossos Cânions americanos'.

Viajar para lugares já conhecidos é bom, mas viajar para o 'desconhecido' desperta ainda mais minha curiosidade. Como escrevi na coluna anterior aqui no MOTO.com.br : "... continuo a sonhar... continuo sonhando com a próxima viagem, o próximo destino, a próxima paisagem...". Ao ir para locais desconhecidos, parece que 'abastecemos' nosso cérebro com combustível puro, gasolina azul, nitro, enfim, ficamos ainda mais aguçados e despertos. E parece que a viagem se torna mais prazerosa. Afinal, você vai ter lembranças de coisas que ainda não viu.

Então eu estava programando para Julho uma viagem para Cambará do Sul. Inicialmente o tempo (chuva, frio) me desanimava - eu sei que você vai pensar "Pô, motociclista não tem essas frescuras. Com tempo bom ou ruim estamos na estrada do mesmo jeito". É, eu concordo. Mas ir visitar uma região onde você tem que fazer caminhadas, onde você quer apreciar as paisagens e fazer isso com chuva, definitivamente não é a melhor opção.

Logo, eu estava esperando uma 'brecha' no tempo ruim para poder viajar. Há alguns dias atrás essa 'brecha' apareceu. Eu iria passar em Passo Fundo (RS) conhecer pessoalmente o Rosalvo, um irmão motociclista que só conheço virtualmente e é o único que eu conheço (que eu conheço, ok ?) que possui uma FJR 1300 igual a minha. Ia passar lá para trocar umas figurinhas com ele e, claro, comer um belo churrasco.

Na noite em que estava começando a planejar a viagem vejo a notícia : mais 3 mortes em Passo Fundo (RS) por causa da 'gripe porcina'. Caramba... eu sei que ninguém 'morre na véspera', mas tenho filhos de 15 e 14 anos, temos a empresa. Eu colocaria em risco não somente a minha vida - essa, conforme já debatemos aqui, colocamos em risco todos os dias - mas sim minha família, nossos funcionários, meus amigos. Poderia eu arriscar e ir de qualquer maneira?

Mídia ou não, forte ou não, essa 'bendita' gripe H1N1 tem dado o que falar. E o estado do RS é o segundo colocado em número de mortes. Claro que morre mais gente no Brasil de dengue, de pneumonia 'normal', de... enfim, de qualquer jeito.

Mas assim como eu gosto de viajar para o 'desconhecido', o 'desconhecido' também nos amedronta. Ou você nunca sentiu um 'frio na barriga' quando passou naquela estrada deserta à noite? Ou quando teve que ir - de moto, claro - para aquele bairro mais violento? Ou então quando tirou a tua moto 0Km da concessionária e teve que dirigir no meio de um trânsito de uma cidade mais violenta? O 'desconhecido' tem suas desvantagens.

E nesse caso da gripe H1N1 vale a mesma receita. Como ela é 'razoavelmente' desconhecida, pode assustar.

Agora estou sentado em frente ao computador escrevendo uma coluna para justificar o motivo de eu não ter viajado. Caramba... medroso? Covarde? Fraco? Ou apenas mais responsável? Não sei... sei que decidi não ir para Cambará do Sul até as coisas (pelo menos na mídia) se acomodarem um pouco, ou até a tal 'vacina' chegar em definitivo.

Os cânions continuarão lá, para qualquer um que queira visitá-los. Quanto a mim, estou pensando em ir para algum outro lado.

Ah, mas não quero fazer a 'loucura' que meu amigo José Otávio(Gugu) e seus amigos vão fazer : em pleno 'surto' de H1N1 eles vão sair de SP, vão para Foz do Iguaçu, Paraguai, Argentina e depois Uruguai, e na volta vão passar em Santa Maria-RS (onde morreu mais um bocado de gente) para conhecer o Renato Lopes, outro irmão motociclista com muita bagagem em viagens. Não, essa eu passo Gugu, mas desejo boa viagem e um ótimo retorno para vocês!

Preciso de dicas dos leitores. Você conhece algum lugar diferente para conhecer? O que você me sugere? Tenho uns 5 a 7 dias para viajar, então não pode ser muito longe. Comente, ajude um motociclista a viajar!!!

Forte abraço e bons caminhos !

Eldinei "P.P." Viana
ppviana@gmail.com
www.viajantesolitario.com.br



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe essa notícia

Receba notícias de moto.com.br