Visitante ilustre em nosso país

Intercâmbio de pilotos europeus é o tema da conversa desta semana com Valter Fernandes.

Por Thiago Fuganti

Olá amigos do MOTO.com.br! Hoje eu vou falar um pouco sobre o piloto espanhol Jordi Pascuet, atualmente o número 10 do ranking mundial de trial e que fez uma rápida visita ao Brasil no início do mês, por ocasião do 6º Encontro Nacional de Motociclistas de Macaé, no Rio de Janeiro.

Pascuet foi a atração internacional do evento, realizado em conjunto com a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Biketrial Indoor. Posso dizer que tive o prazer de participar com ele das apresentações de trial durante os três dias de festa. Mas esse não foi o nosso primeiro contato. Nos conhecemos durante o Salão Internacional de Duas Rodas, em 2005, na cidade de São Paulo, quando fizemos várias apresentações. Desde então temos trocado idéias.

Em agosto deste ano, tive a honra de ser ajudado por Pascuet no Campeonato Latino-Americano de Trial Indoor, que aconteceu em Caracas, na Venezuela. Convidado para a competição para dar seu show de trial, Jordi acabou sendo meu mochileiro (minder) e isso foi demais para mim, porque é um fato muito raro de acontecer; um piloto brasileiro ser ajudado por um campeão europeu.

Pascuet é um dos competidores mais acessíveis do cenário mundial, além de ter um nível altíssimo e ser uma pessoa simples. Em menos de um ano, visitou o Brasil duas vezes para exibições e cursos. Creio que ele vem se encantando por nosso país, o que é um bom sinal. Porque ter um piloto deste calibre fazendo visitas freqüentes ou até passando temporadas aqui, com certeza ajuda muito para o desenvolvimento da modalidade nacional. E a Gas Gas do Brasil é a responsável por isso, pois a empresa é que tem possibilitado estas visitas.

Para que vocês entendam um pouco quem é Jordi Pascuet: Ele tem 27 anos e acumula vários títulos de peso, como o de Campeão Mundial do tradicional Trial das Nações, Recordista no Guinness Book de salto em moto de trial (marca de 4,50 m), várias vezes Campeão Espanhol e em 2005 foi membro do Top Ten, seleto grupo dos 10 melhores pilotos de trial do planeta.

Atualmente, o espanhol é chefe de equipe da Gas Gas da Espanha, e por intermédio do seu time particular realiza shows e cursos por todo o mundo — atividade a que vem se dedicando com mais afinco nos últimos tempos. Eu particularmente tenho uma ótima relação com o piloto, que todas as vezes que nos encontramos tem colaborado para o meu desenvolvimento como profissional. Dicas de novas técnicas e melhores maneiras de se encarar uma competição foram alguns dos toques importantes que já recebi.

É isso aí, agora vocês já sabem um pouco mais sobre este tipo de intercâmbio com pilotos europeus, que certamente só traz benefícios para o trial brasileiro. Hasta la vista!

O paulista Valter Fernandes, atual campeão Brasileiro de Trial Indoor, é piloto da equipe Gas Gas do Brasil e nosso colaborador quinzenal.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br