Um ano de grandes conquistas

Valter Fernandes faz um balanço de sua positiva temporada no Indoor e Outdoor.

Por Leandro Alvares

Amigos, hoje escrevo esta coluna com um sabor diferente. Sabor de conquista e de muita satisfação. No período de uma semana neste mês, venci as etapas finais dos Campeonatos Brasileiros de Trial Indoor e Outdoor e fechei o ano de competições em grande estilo.

No dia 5 de novembro, participei da última prova de Trial Indoor, em Minas Gerais, onde conquistei o bicampeonato da modalidade. Na semana seguinte, no Rio de Janeiro, disputei as duas etapas finais do Outdoor e ganhei o meu primeiro título nesta classe.

Só tenho a dizer que estou muito contente, pois nestas últimas rodadas eu havia diminuído meus treinamentos, devido a alguns incidentes e, mesmo com meus adversários treinando muito, consegui superá-los.

A vitória no Outdoor teve um significado especial para minha carreira, porque a considerei muito mais difícil por causa das situações adversas pelas quais precisamos passar. A concorrência é maior e parece que nesta modalidade todos ficam mais focados nas dificuldades que precisamos transpor.

Na minha opinião, em pouquíssimo tempo consegui ir muito além daquilo que eu mesmo imaginava. Sem dúvida, 2006 foi o meu melhor ano desde que comecei a praticar Trial com moto, há dois anos. Estive em provas do Latino-Americano na Guatemala e Venezuela, estreitei relações com pilotos de altíssimo nível internacional, como Adam Raga — o expoente máximo do Trial mundial da atualidade —, quando o Brasil sediou uma etapa do Mundial de Trial Indoor em março e, por fim, conquistei os dois principais títulos nacionais.

Tudo isso significa que com dedicação e incentivo e muito treino é possível chegar longe. Recebo várias dicas importantes, mas treino a maior parte do tempo sozinho, o que dificulta minha evolução como competidor. Mas apesar disso, tenho conseguido superar vários obstáculos e manter uma regularidade.

Fredy Tejada foi a pessoa que me colocou na porta da frente do Trial. Foi ele que me treinou e me encaminhou pelo mundo afora. Por tal motivo, sou muito grato a ele, a Martha Tejada e a Gas Gas do Brasil por terem acreditado em mim, pelo apoio, incentivo e possibilidade que me continuam me oferecendo.

Bom, posso dizer que sou uma pessoa determinada, que procura traçar metas e fazer o possível para alcançá-las. E o mais importante: vou continuar neste caminho de luta. Um abraço a todos!

O paulista Valter Fernandes, atual bicampeão Brasileiro de Trial Indoor e campeão Brasileiro de Outdoor, é piloto da equipe Gas Gas do Brasil e colaborador do MOTO.com.br.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br