O braço direito dos pilotos

Nosso colaborador Valter Fernandes explica a função do mochileiro nas competições.

Por Leandro Alvares

Olá amigos do MOTO.com.br! Nesta semana vou contar a vocês sobre uma pessoa essencial no nosso esporte. Pode ser chamada de Mochileiro, Minder ou Assistente, mas é muito importante para o Trial. É quem acompanha o piloto, a pé, durante as seções e é ele quem orienta a melhor forma de se superar um obstáculo, dá alternativas em várias situações; seja nos treinos ou competições. A sua função também é de dar apoio psicológico a nós pilotos, pois oferece incentivo, segurança e fica atento para situações em que haja risco ou possa quebrar a moto.

Desde o início de minha carreira, quem sempre me acompanhou nas provas foi o Fredy Tejada. Atualmente não tenho um mochileiro, mas creio que ele seja mais importante nos treinos, afinal, por meio de sua ajuda é possível se arriscar mais. Há muitos pilotos que treinam e competem sem a presença de um minder, porque no final quem define a técnica a ser usada na seção, a marcha, é sempre o piloto.

Os melhores mochileiros são ex-pilotos, pois para ser bom é necessário entender muito de trial, gostar do esporte, estar atualizado sobre as técnicas, entender de mecânica, ser uma pessoa tranqüila e que saiba controlar as emoções. Precisa ter um bom preparo físico, pelo fato de subir e descer por todo o percurso das seções, seja no frio, calor ou chuva.

O risco dele se machucar numa competição é muito baixo, mas sempre deve usar equipamentos de segurança, como o capacete. O assistente tem que acompanhar o piloto nas manobras em lugares altos e escorregadios tanto no Trial Outdoor como no Indoor, portanto, a segurança é indispensável.

Outra espécie de mochileiro existente é o segundo piloto. Este participa das provas com o objetivo de ajudar o competidor principal num trabalho de equipe e, por isso, pode ser chamado de minder. Exemplo disso é Voytec Blazuziak, irmão do polonês Tadeuz Blazuziak, que esteve no Brasil em março, durante o Mundial de Trial Indoor. A sintonia dessa dupla incrível.

Dani Xavi é o mochileiro do espanhol Adam Raga, piloto oficial da Gas Gas, que se sagrou neste ano tetracampeão Mundial de Trial Indoor e bi Mundial de Trial Outdoor. César Carmona trabalha com Jeroni Fajardo, enquanto Luis Gallack dá assistência a Albert Cabestany e assim por diante...

É isso por hoje, pessoal. Até a próxima coluna!

O paulista Valter Fernandes, atual campeão Brasileiro de Trial Indoor, é piloto da equipe Gas Gas do Brasil e nosso colaborador quinzenal.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br