Importante experiência no currículo

Valter Fernandes fala de suas participações no Latino-Americano da Venezuela.

Por Thiago Fuganti

Olá amigos do MOTO.com.br. Estou de volta ao Brasil e trouxe na bagagem coisas muito positivas das competições que participei na Venezuela. Posso dizer que foi um novo início e uma porta se abriu para os futuros pilotos do país, porque foi estabelecido um estreitamento de relação entre brasileiros e latino-americanos.

Competi na principal categoria e consegui uma boa colocação entre os pilotos experientes. Fiquei em quarto no Campeonato Latino-Americano de Outdoor e coloquei o Brasil no terceiro posto do ranking, depois da Guatemala e Venezuela. Na Copa Latino-Americana de Trial Indoor finalizei em quinto, mas já é um começo e isso me anima bastante.

Estas participações me ajudaram a melhorar o nível de pilotagem. A experiência me abriu os olhos para uma nova maneira de encarar as seções e passei a buscar mais o resultado do que uma simples passagem. Achei as duas etapas do Outdoor muito mais difíceis do que as anteriores que disputei na Guatemala, em maio. As seções exigiram muito mais do condicionamento físico e também das motos porque haviam subidas fortes.

Notei, entre os venezuelanos, um clima de competição mais acirrado. Há uma certa profissionalização no esporte, o que é natural. O nível no geral está subindo rápido, e creio que dentro de pouco tempo teremos pilotos latinos participando nas etapas do Campeonato Mundial.

Espero nas próximas disputas internacionais estar com um nível mais alto e que a moto não faça diferença. Nestas quatro provas fiquei em desvantagem pelo equipamento, que não era o que costumo usar no Brasil, e acredito que poderia ter conquistado uma classificação melhor. Mas gostei muito desta minha segunda experiência no exterior, porque pude estreitar meu relacionamento com os demais competidores, inclusive com o campeão Diego Ordoñes que apesar de jovem, acumula uma boa bagagem internacional com participações no Campeonato Americano.

De cada prova eu tiro um aprendizado e quatro etapas num intervalo de apenas 15 dias com certeza farão diferença no meu currículo a partir de agora.

É isso, pessoal. Até a próxima!

O paulista Valter Fernandes, atual campeão Brasileiro de Trial Indoor, é piloto da equipe Gas Gas do Brasil e nosso colaborador quinzenal.

Aproveite o momento e deixe uma mensagem, ou então uma pergunta, para o competidor no “Comente Esta Notícia”, localizado logo abaixo:

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br