Espanhol devorador de títulos

Valter Fernandes destaca o fenômeno Adam Raga, multi-campeão do Indoor e Outdoor.

Por Leandro Alvares

Olá amigos do MOTO.com.br. É impossível falar sobre trial e não citar o piloto espanhol Adam Raga, que neste mês de outubro sagrou-se na Bélgica bicampeão Mundial de Trial Outdoor e, antes em março, já havia conquistado o tetra no Mundial de Trial Indoor. Aos 24 anos, ele vai terminar a temporada 2006 com o triunfo de ser considerado um dos melhores competidores de todos os tempos.

Atleta oficial da Gas Gas da Espanha, Raga é uma grande revelação, graças também a Jordi Tarres, um ex-piloto premiadíssimo, que apostou nele e o transformou no piloto mais completo em todos os sentidos. Além de ser jovem, ele é ousado, preciso, técnico, tem um grau de concentração incrível e uma habilidade superior aos demais adversários.

O que Raga conseguiu neste ano o torna mais especial ainda: quatro títulos mundiais seguidos do Indoor e dois do Outdoor. São feitos de peso, alcançados diante de concorrentes de nível elevado e muito experientes, como por exemplo Toni Bou e Albert Cabestany.

Conheci Raga no ano passado, em Buenos Aires, Argentina, quando presenciei a conquista de seu terceiro título. Mas tive um contato muito mais próximo e proveitoso aqui no Brasil, durante a etapa do Indoor em São Paulo, no mês de março deste ano. Posso dizer que foi muito especial, porque tive a honra de treinar com ele e Jeroni Fajardo, duas feras de altíssimo desempenho, durante a clínica promovida pela Gas Gas. Ambos me deram muita atenção e dicas preciosas, pois conhecem as técnicas profundamente.

Minha amizade com Raga, no entanto, consolidou-se fora da tensão das provas. Chegamos a sair, ir à praia, e pude ver que ele é uma pessoa muito simples. Por isso tudo, só posso dizer que admiro o seu esforço e determinação. Mesmo tendo toda a estrutura e apoio disponíveis, sabemos que sem treino, dedicação e força de vontade não se vence. Com certeza para estar onde está hoje, uma grande porcentagem é de seu próprio esforço e ele merece todas estas conquistas.

Meu objetivo é ultrapassar todas as dificuldades — porque no Brasil o trial ainda não é visto com os olhos que merece — e chegar um dia bem próximo ao nível de Raga e passar a ter domínio total da moto.

Parabéns Campeão! Aos internautas, até a próxima!

O paulista Valter Fernandes, atual campeão Brasileiro de Trial Indoor, é piloto da equipe Gas Gas do Brasil e nosso colaborador quinzenal.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br