Indicador de Marchas para Superesportivas

Acessório de fácil instalação é conectado diretamente ao sensor de marchas.

Por Bruno Rocco

Mesmo pilotos mais experientes, muitas vezes ficam na dúvida ao pilotar uma poderosa super esportiva da Suzuki, Kawasaki, ou até mesmo Triumph, sobre a marcha que estão utilizando.

Como são motos que normalmente funcionam em altas rotações para otimizar sua performance, quando em ritmo mais moderado parecem pedir uma sétima ou oitava marcha que inexiste.

A dúvida que mais comumente acontece é: ainda estou em quinta ou já estou em sexta? E lá vai aquela “testadinha” pra ver se não entra mais uma marcha.

Tudo isto porque estas motos não contam com um indicador de marchas em seu painel. Ora, quem pensa numa super esportiva numa pista de corrida realmente não precisaria deste item, pois, num caso destes, o ouvido e a vibração do motor dão a noção necessária ao piloto da necessidade de troca ou não de marcha. Mas quantos realmente usam uma GSX-R 1000 ou uma ZX-10 com efetivo cunho de competição?

Considerando a quantidade destas motos comercializadas ao redor do mundo, é certo que a grande maioria de seus pilotos não se chamam Valentino Rossi. Na verdade, são pilotos apenas de final de semana que são atraídos pelo design, potência e status conferidos por estas máquinas, mas que nem chegam perto de “tirar o suco” destas possantes. Eventualmente, uma “enrolada de cabo” pode ser feita, mas nada constantemente radical, até porque nossas estradas nem são adequadas para tais práticas.

É por isto que este instrumento pode ser bem útil para muitos donos deste tipo de moto e, sensível a esta necessidade, a Healtech Eletronics lançou a GI-pro, um indicador de marchas de fácil instalação para alguns modelos de motos da Suzuki, Kawasaki e Triumph. São necessários de 10 a 30 minutos para conectá-lo, sem necessidade de desmontar a carenagem ou painel de instrumentos.

Conectado diretamente ao sensor de marchas da moto, o GI-pro oferece uma leitura instantânea e confiável da marcha em uso e ainda incorpora uma função que permite modificar o mapa de ignição para melhorar o tempo de resposta de aceleração da primeira a quarta marchas, o ATRE (advanceed Timing Retard Eliminator). Para alguns modelos, o ATRE, com um simples toque de botão, pode desabilitar o limitador de velocidade padrão de fábrica. O GI-pro também pode operar em conjunto com o Power Commander.

O indicador de marcha ainda conta com um controlador automático de brilho que assegura a visibilidade do display sempre em ótimas condições, nos tons vermelho ou azul.

O GI-pro é resistente à chuva e a umidade e vem com garantia de dois anos, sendo que na Europa é possível encontrar este útil acessório por apenas 119 Euros.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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