12º Mercocycle bate recordes no Rio Grande do Sul

Mega encontro de motociclistas foi realizado entre os dias 10 e 12 de outubro, em Santa Maria.

Por Leandro Alvares

No primeiro dia do 12° Mercocycle, evento organizado pelo Moto Grupo Gaudérios do Asfalto, que aconteceu de 10 a 12 deste mês na cidade de Santa Maria (RS), já se prenunciava o grande sucesso que estaria por se consagrar, pois todos os hotéis da região já estavam lotados.

A organização da festa foi de Edson Steglich — presidente dos Gaudérios — e do coordenador Cleber Winckler, com o apoio do Conselho Municipal de Trânsito, da Defesa Civil do Município de Santa Maria e da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Foram mais de cem integrantes dos Gaudérios, auxiliados ainda pelos familiares de alguns que, incansavelmente, se esmeraram para proporcionar momentos de alegria e divertimento para os presentes, e conseguiram!

Santa Maria fica a aproximadamente 290 quilômetros da capital gaúcha e o 12° Mercocycle estava incluído na programação de comemoração dos 150 anos da cidade, já fazendo parte do calendário anual oficial. O evento tem fama de ser um sucesso tão grande que, no ano anterior, foi o vencedor da escolha de Melhor Moto Encontro do Estado do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira (10), a programação iniciou às 7h50 com recepção com água e refrigerante, chimarrão e café nas principais entradas da cidade de Santa Maria. Às 8h aconteceu à abertura dos portões do 12° Mercocycle com o almoço livre em qualquer um dos quiosques da área de alimentação. Às 16h começou a programação cultural do encontro, com várias apresentações até às 17h20.

Um detalhe muito importante nesta edição do Mercocycle foi a promoção de palestras para os motociclistas terem mais segurança ao pilotar sua moto. No sábado e no domingo ocorreram três debates proferidos pelo capitão Neto. Na sexta, outras duas; uma sobre “Condução de Motocicletas” e outra sobre “Curvas em Moto”.

Encerrada a parte preventiva e educativa do evento, aconteceu o Show “Globo da Morte” com a Família Rodrigues e a apresentação da Banda Espinha de Peixe.

A entrada do evento podia ser realizada com dois quilos de alimento, o que proporcionou a arrecadação de várias toneladas para serem distribuídas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania às pessoas necessitadas da comunidade santa-mariense.

No sábado (11), a abertura oficial aconteceu às 10h com a presença de várias autoridades. Por volta de 10h40 teve início o passeio com cerca de 2.300 motos pelos principais pontos da cidade, sendo todos os motociclistas recebidos com palmas e acenos.

Após o almoço, as motos rumaram em direção à Base Aérea de Santa Maria, onde ocorreu a apresentação de caças supersônicos F5 da aeronáutica. Na pista vários aviões e helicópteros estavam expostos para os motociclistas verem e fotografarem.

A programação cultural recepcionou os motociclistas com shows de dança contemporânea, música japonesa, tango entre outros. Após as 20h30, o show com a Banda Espinha de Peixe foi pro palco.

Ao mesmo tempo acontecia um Jantar Vip aos inscritos e convidados especiais. Na entrada destes convidados especiais, a recepção foi feita com raio laser, com passagem por um túnel de balões e uma calorosa recepção por um corredor de integrantes dos Gaudérios do Asfalto, que aplaudiam todos que adentravam. Enquanto se acomodavam, os convidados puderam ver os melhores momentos do que havia acontecido até então pelas fotos clicadas por Gisele Flores e que eram exibidas em telão.

Foi uma emoção muito grande, complementada com um cardápio super elaborado e finalizado com um delicioso sorvete de sobremesa. Os mais de mil motociclistas presentes puderam jantar e, após, curtir um show muito eclético e divertido de Beto Pires, que fez com que as pessoas dançassem e batessem palmas, acompanhando a música que tocava, de Elvis a música nativista, um verdadeiro “Show Man”, além de excelente humorista. Entre uma música e outra, diversos brindes oferecidos pelos expositores do evento foram sorteados.

O evento finalizou com números importantes: um público recorde de mais de 20 mil pessoas, mais de 2.300 motos, mais de 140 moto grupos presentes, mais de 200 cidades representadas, delegação uruguaia com mais de 300 pessoas (só o moto grupo Bodes do Asfalto se apresentou com mais de 100 motociclistas), 21 expositores, dez estandes de alimentação e mais de 200 barracas montadas no acampamento. Tudo isso funcionando de maneira ordeira, com segurança e ambulância presente 24 horas em qualquer atividade do evento.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br