AMA SX: Dungey vence em casa e assume a vice liderança

Colunista Claudio Teixeira comenta a 14ª etapa do maior campeonato de supercross mundial realizado em Minneapolis

Por Paulo Souza

Claudio Teixeira

Olá amigos internautas do moto.com.br.

Foram emocionantes as disputas nesta etapa do AMA Supercross. Em uma pista muito bem elaborada e a única com dupla opção de pista em uma sessão antes da chegada que davam duas opções diferentes de emendadas mas que eram incrivelmente iguais em termos de velocidade, a prova ofereceu emoções que fizeram vibrar o público presente de mais de 40.000 pessoas. A galera acompanhou e aplaudiu de pé as últimas voltas em um pega fantástico entre Dungey e Villopoto pela vitória.

Mais uma vez Alessi faz o holeshot seguido de Hill e Villopoto que logo assume a segunda colocação após a primeira curva e na metade da volta já era o 1º colocado, com Hill em 2º e Dungey em 3º que logo assume o 2º posto e parte para a caça a Villopoto. Com todo o público local a seu favor Dungey não dá trégua ao combate e vai para cima.

Millsaps que era o 4º colocado ultrapassa Hill e vai em busca de pontos para garantir a briga pelo título rumo a Vegas. Nenhum dos 3 líderes queria perder o foco ou cometer erros que poderiam custar-lhes pontos valiosíssimos no campeonato.

Atrás de Hill (4º colocado) vinham Barcia e Stewart, 5º e 6º respectivamente. Na 7ª volta Stewart que já tinha ultrapassado Barcia assume a 4ª colocação em cima de Hill. Nesta mesma volta Bubba toma um troco de Hill e Barcia para na sequência abandonar a prova, aparentemente com dores no pulso.

Dungey tira a diferença para Villopoto na nona volta e aí começa uma caça determinada e sem fim, ao líder Villopoto. A galera enlouquecida foi ao delírio com a aproximação de Dungey. Os ponteiros começam a encontrar os retardatários e Dungey que precisa da vitória cola em Villopoto na 13ª volta. Dungey sentia toda a vibração da galera e a cinco voltas do final já não havia mais diferença entre os dois pilotos.

A torcida não parava de empurrar Dungey e os pilotos já andavam lado a lado porque Villopoto também queria a vitória. Millsaps já havia se acomodado e estava feliz com a 3 colocação. O estádio estava todo em pé e Dungey não aliviava a pressão!

Dungey ultrapassa Villopoto na sessão de opção dupla mas Villopoto dá o troco. Os pilotos se tocam duas vezes na disputa e a galera vai à loucura no Metrodome. Eles trocam várias vezes de posição e a cada momento um deles estava na liderança. Essa foi com certeza a disputa mais emocionante do campeonato! Villopoto batalhou até a bandeirada final e chegou colado em Dungey que agora assume a vice liderança do campeonato. Que prova e que pilotos!! Vale a pena conferir nos links abaixo.

A SX2 também foi muito emocionante no começo da prova mesmo com Musquin largando na ponta e literalmente ter dispensado os demais pilotos para uma vitória impecável. Will Hahn foi o segundo colocado com Blake Wharton em terceiro lugar.

As colocações ficaram assim:

1o - Ryan Dungey - Red Bull KTM

2o - Ryan Villopoto - Monster Kawasaki

3o - David Millsaps - Rock Star Suzuki

4o - Justin Barcia - Muscle Milk Honda

5o - Chad Reed - Two Two Motorsports Honda

 

SX1 : http://www.youtube.com/watch?v=RvK3TVMR37g

SX2 : http://www.youtube.com/watch?v=P_k9ikvEjd8

 Semana que vem teremos Seattle no Quest Field Stadium.

Até lá e boa semana !

Abraços.

Claudio Teixeira (Claudio Tex 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross, dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road e atualmente é distribuidor dos Lubrificantes Motul. Mais informações no e-mail claudio@motuloil.com.br e no sitewww.motuloil.com.br

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br