moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Yamaha YZ 450F tem controle eletrônico de largada

Atual líder do Campeonato Mundial de Motocross, modelo 2016 foi aprimorado para manter-se na liderança

02 de July de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Arthur Caldeira

Ao guidão de uma Yamaha, o piloto Romain Febvre vem se destacando no Campeonato Mundial de Motocross já neste ano de estreia na categoria MXGP. Além do seu talento que lhe rendeu um título europeu em 2011 e o terceiro lugar na MX2 no ano passado, o francês conta com uma das mais modernas máquinas de motocross, a YZ 450F, que agora chega também ao público como modelo 2016. 

O monocilíndrico de 450cc recebeu aprimoramentos mecânicos e a moto também ganhou uma embreagem mais refinada, freios melhores, novas suspensões e um inédito e exclusivo sistema eletrônico de controle de largada. A nova YZ 450F chegará às concessionárias norte-americanas em julho pelo preço de US$ 8.590 (cerca de R$ 27.000).

Mais controle
O monocilíndrico de 449,7 cm³, quatro tempos, com arrefecimento líquido e levemente inclinado para trás ganhou novos eixos de comando e foram feitos ajustes no tempo de abertura das válvulas. O objetivo era torná-lo mais controlável e utilizável em baixos e médios giros, mas sem comprometer a entrega de potência máxima – valor não revelado pela marca, como acontece na maioria das motos de motocross. Já o sistema de embreagem foi aprimorado para garantir trocas de marchas mais rápidas e precisas.

Montada sobre um quadro tipo berço semiduplo a YZ 450F 2016 recebeu mudanças na parte ciclística também com o objetivo de melhorar o controle da moto. O freio a disco em forma de margarida ganhou maior diâmetro na dianteira, passando de 250 mm para 270 mm. No conjunto de suspensões – garfo telescópico invertido na frente e balança monocross atrás – foram feitos ajustes finos para aprimorar a tração da roda traseira e o contato do trem dianteiro com o solo.

Largando na frente
Entretanto, a novidade que chama mesmo a atenção é o inédito controle eletrônico de largada, chamado pela Yamaha de Launch Control System (LCS) que tem como objetivo permitir acelerações mais suaves e rápidas na largada do gate de motocross.

Diferentemente de sistemas já utilizados, que simplesmente retardam a ignição do motor, o novo LCS é inteligente e monitora constantemente a central eletrônica da moto e modifica a entrega de torque e potência de acordo com as condições da pista. Limitando assim a derrapagem na roda traseira e evitando a tendência da moto de empinar quando acelerar forte na largada.

O sistema é ativado por meio de um botão no guidão. Segundo a marca, aumenta as chances do piloto largar na frente com a nova YZ 450F, já que ficará mais concentrado em liberar a embreagem na hora certa e escolher o traçado para um holeshot (quando o piloto de motocross contorna a primeira curva da pista na liderança).



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Salão de Milão: Motos aventureiras roubam a cena na Itália

Salão de Milão: Honda CB 1000R fica mais potente e moderna

KTM 790 Duke é boa novidade da marca austríaca no EICMA

Vídeo: Macaco viciado rouba gasolina de motos na Índia

Royal Enfield lança Interceptor INT 650 e Continental GT 650 em Milão

Nova Kawasaki Z900RS é viagem aos anos 70

BMW reforça linha big trail com as novas F 750 GS e F 850 GS

Kawasaki lança Versys-X 300 no Brasil em três versões

Triumph lança nova naked Street Triple RS e S no Brasil

Kawasaki lança nova Z900 no Brasil em versão única com ABS

Kawasaki Versys-X 300 é atração no Megacycle Paraty (RJ)

MOTO.com.br divulga ranking de motos mais anunciadas em agosto

MotoTest: 4ª edição acontece com foco em nakeds e big trails

Ducati XDiavel S surpreende com a nova cor Iceberg White


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras