Vendas já ultrapassam 1 milhão em 2007

Motos emplacadas até agosto somam 1.068.161. Crescimento do setor neste ano é de 30,15%.

Por Leandro Alvares

Arthur Caldeira

Os emplacamentos de motocicletas até agosto ultrapassaram um milhão, segundo dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Com crescimento de 30,15% em relação ao mesmo período do ano passado, a marca de um milhão de motos emplacadas foi superada dois meses antes do que em 2006, confirmando assim as previsões otimistas de um novo recorde de vendas do setor de duas rodas no país.

Nos oito primeiros meses deste ano, 1.068.161 novas motocicletas foram emplacadas, contra 820.695 emplacamentos registrados até agosto de 2006. A previsão da Federação é que cerca de 1.600.000 novas motos devam ganhar as ruas até dezembro. Só para se ter uma idéia do crescimento assombroso em 2007, a previsão da Fenabrave para o mercado de motos, feita no início deste ano, era de 1.400.000 unidades.

Crescimento agressivo

Não só o mercado de duas rodas, mas também todo o setor automotivo tem tido desempenho acima do esperado. Em média, incluindo-se os outros segmentos — carros, comerciais leves, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas —, as vendas de veículos cresceram 28,34% em 2007.

Apesar das vendas crescentes, o presidente da Federação, Sérgio Reze, mostra preocupação. “Esse crescimento não tem condições de se sustentar por muito tempo. Não é bom para o setor e nem para o país” prevê Reze, para quem o ritmo agressivo pode gerar estrangulamento da cadeia produtiva.

Para o presidente da Fenabrave, deve acontecer uma acomodação no próximo ano. “Em 2008, a tendência é que o mercado, principalmente de automóveis, se acomode. As fábricas de motos têm mais facilidade de se adaptar e devem continuar a crescer”.

Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br