SPEED TRIPLE

A moto esportiva com design revolucionário.

Por Fredy

Depois de bater recordes de vendas em países como Itália e Inglaterra, a nova versão da esportiva Speed Triple chega ao mercado brasileiro para conquistar o consumidor do maior país da América Latina. Com aparência ousada, a moto é uma das principais apostas da Triumph para enfrentar a concorrência no próximo ano.

O modelo 2006 é uma naked que concilia características de uma autêntica street fighter, com um perfil mais esportivo e moderno, sem abrir mão do conforto. É uma motocicleta voltada para um público mais jovem, que prioriza itens como design, performance e tecnologia. 

A nova máquina foi construída inteiramente em torno de seu motor, incorporando ao seu estilo peças de aço inoxidável e alumínio escovado. Com o destaque deste motor no design geral da moto, diversos cuidados foram tomados para que o visual da moto fosse privilegiado, o que inclui o acabamento cuidadoso de diversos componentes visíveis do propulsor e a ausência de mangueiras aparentes.

O quadro em alumínio tubular, que fica totalmente exposto, caracteriza o design da motocicleta, juntamente com os faróis duplos. O assento do piloto fica em uma posição mais baixa em relação ao banco do carona, o que mostra a vocação esportiva da Speed Triple. Para completar seu visual, rodas de liga leve de três raios de 17 polegadas. 

Sua vocação esportiva tocou motociclistas de todo o mundo, graças ao desempenho marcante em praticamente qualquer situação, do trânsito urbano à rodagem esportiva mais radical. A Speed Triple é equipada com um motor quatro tempos de três cilindros em linha, e 1.050 cc, com tecnologia DOHC, que gera 120 cv de potência a 9.100 rpm e torque de 100 Nm a 5.100 rpm. É a motocicleta mais potente da sua categoria. Este propulsor, junto com o câmbio de seis velocidades, permite que o piloto desfrute, ao mesmo tempo, do conforto das motos de quatro tempos e da esportividade dos modelos de dois tempos. 

A posição do guidão deixa o piloto em um ângulo de 90° em relação ao chão e torna a Speed Triple confortável, mesmo em longas viagens. Para completar a boa dirigibilidade, a curta distância entreeixos, de apenas 1.250 mm, faz com que o condutor tenha a motocicleta sempre à mão. Os garfos invertidos de 43 mm totalmente ajustáveis e amortecedor traseiro - especialmente desenvolvidos para a Speed Triple - acrescentam excelentes níveis de qualidade e conformidade. 

A motocicleta traz, ainda, fly screen (uma carenagem que é colocada no guidão, acima dos faróis), escapamento de alto desempenho, silencioso para escapamento em fibra de carbono ou em aço, seat cowl (uma carenagem que encobre o banco do carona e torna o visual da motocicleta mais esportivo), bolsas laterais para bagagens, spoiler e carenagem do radiador, entre outros itens. Os instrumentos incluem um tacômetro analógico, luzes indicativas de mudança de marchas, computador de bordo e velocímetro digital. 

O resultado prático é uma motocicleta de fácil condução, sempre pronta a oferecer uma grande quantidade de torque para seu piloto em qualquer situação de rodagem.

As vendas do modelo, que já tiveram início no Brasil, estão sendo feitas pelo preço de R$ 56.990,00. 

Uma missão que foi possível

A Speed Triple é um ícone do mercado de duas rodas mundial, desde que sua primeira versão foi apresentada, em 1994. Derivada da Daytona 955, é uma moto que tem conquistado um público fiel que não abre mão de conforto, alta performance e estilo. A motocicleta já foi vista nos cinemas, em vários filmes famosos, como em "Missão Impossível 2", no qual Tom Cruise, no papel de Ethan Hunt, salva o mundo dos terroristas a bordo da super-motoca.



FICHA TÉCNICA:

MOTOR
Tipo: 4 tempos, DOHC, 3 cilindros em linha, refrigerado a água.
Cilindrada: 1.050 cc
Diâmetro x Curso: 79 mm x 71,4 mm
Taxa de compressão: 12,0:1
Potência: 130 cv (a 9.100 rpm)
Torque: 105 Nm (a 5.100 rpm)
Alimentação: Eletrônica multiponto seqüencial
Ignição: Digital - Indutiva - Via Sistema Eletrônico de Gerenciamento de Motor

TRANSMISSÃO
Tipo: 6 marchas
Transmissão primária: Engrenagens
Transmissão secundária: Corrente
Embreagem: Multidisco banhado a óleo

CHASSI
Quadro: Perimetral fabricado em alumínio tubular
Balança: Monobraço de liga de alumínio com ajuste de corrente excêntrico

SUSPENSÕES
Dianteira: Garfo telescópico invertido de 45 mm com ajuste de pré-carga, retorno e compressão.
Traseira: Monoamortecida com ajuste de pré-carga, retorno e compressão.

FREIOS
Dianteiro: Disco duplo flutuante de 320 mm, pinças de 4 pistões.
Traseiro: Disco simples de 220 mm, pinças de 2 pistões.

PNEUS E RODAS
Roda dianteira: Liga leve, aro 17 x 3.5 pol.
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17
Roda traseira: Liga leve, aro 17 x 5,5 pol.
Pneu traseiro: 180/55 ZR 17

DIMENSÕES E PESOS
Comprimento: 2.115 mm
Altura do assento: 780 mm
Distância entreeixos: 1.250 mm
Altura do assento: 815 mm
Tanque de combustível: 18 litros
Peso a seco: 189 kg

CORES
Preto Jet, Azul Néon, Amarelo Scorched e branca


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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