Shopping mostra a história da Harley

Exposição em SP traz cinco modelos de motos e vários painéis que contam a trajetória da marca.

Por Leandro Alvares

Os fãs da Harley-Davidson terão, até o final do mês de abril, uma atrativa opção de passeio e lazer no Shopping West Plaza, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo. Lá está sendo realizada uma exposição de motos da famosa marca de motocicletas norte-americana.

Ao todo são cinco modelos expostos: De luxe, Fat Boy, Electra Glide Ultra Classic, FX e a Road King Classic. Além disso, o espaço está repleto de painéis que destacam os mais de 100 anos de história da ilustre motocicleta, ícone de desejo de muitas gerações.

“Harley-Davidson – A História” estará aberto gratuitamente ao público até o dia 30 deste mês, das 10h às 22h, na Praça de Eventos, Piso Térreo, Bloco B do West Plaza. O shopping fica na avenida Francisco Matarazzo s/nº.

Mais informações, pelo telefone (11) 3677-4000.

Uma história de 104 anos

Aos 104 anos de vida, a lendária Harley-Davidson é muito mais do que um ícone da cultura norte-americana. É, certamente, o mais tradicional e um dos maiores fabricantes de motocicletas do mundo na atualidade.

A história da marca começou em 1903, em um barracão localizado nos fundos da casa dos irmãos Arthur e Walter Davidson, no município de Milwaukee, em Wisconsin. A dupla, que tinha em torno de 20 anos, acabava de se associar com William S. Harley, de 21 anos, para construir artesanalmente um pequeno modelo de motocicleta destinado às competições.

Foi neste barracão, com três metros de largura por nove metros de comprimento, e em cuja fachada podia se ler o letreiro "Harley-Davidson Motor Company", que foram produzidas as primeiras três motocicletas da marca.

Dessas três motos iniciais, uma foi vendida diretamente pelos fundadores da empresa, em Milwaukee, para Henry Meyer, amigo pessoal de William S. Harley e Arthur Davidson. Em Chicago, a primeira concessionária nomeada pela marca - C. H. Lang - comercializou outra das três fabricadas.

No dia 4 de julho de 1905, uma Harley-Davidson venceu, em Chicago, sua primeira competição, o que ajudou a alavancar ainda mais as vendas da empresa. No ano seguinte, a marca produziu o seu primeiro catálogo promocional.

Com o passar dos tempos, as Harley foram criando sua própria trilha, tornando-se um mito das duas rodas. Até mesmo o exército norte-americano se armou com as motocas — nada menos do que 17 mil foram produzidas para o exército americano durante a 1ª Guerra Mundial e 90 mil para a 2ª, sendo desenvolvido inclusive um modelo especial para os combates (a XA 750, equipada com um propulsor horizontal com cilindros opostos e destinada principalmente para uso no deserto. Foram comercializadas mil e 11 unidades dela para uso militar durante a Guerra).

O que a Harley-Davidson criou, de fato, foi uma história de sucesso, recheada de curiosidades, criações sucedidas, que ainda nos dias atuais mechem com a sensibilidade de qualquer apaixonado pelo prazer sobre duas rodas. Afinal quem nunca sonhou em pilotar ou ter uma Harley?

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br