Renasce uma lenda

Chamada de XT 660Z, nova Ténéré utiliza o mesmo motor sua irmã trail à venda no Brasil.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

Uma boa notícia aos saudosistas de plantão: a Yamaha apresentou na Europa a novíssima XT660Z, uma revitalização da lendária Ténéré, modelo on/off-road que tem uma legião de fãs em todo o mundo.

Só para se ter uma idéia, no Brasil, existe até mesmo um site sobre a família XT 600, apesar de a moto ter sido vendida por aqui entre 1988 e 1993. Nascida nos ralis africanos, a Ténéré recebeu este nome inspirado no perigoso deserto de mesmo nome, no Niger.

A XT660Z Teneré 2008 traz um belo design, um mix entre BMW e KTM, além de oferecer uma ciclística — quadro, suspensão e freios — de causar inveja a qualquer big-trail. O robusto e confiável motor monocilíndrico, com injeção eletrônica de combustível, é o mesmo que equipa a sua irmã trail a XT 660R, já à venda no Brasil. Entretanto, resgata a grande autonomia, qualidade da antiga Ténéré, já que o tanque de combustível tem capacidade para 22 litros de gasolina — a versão 660R comporta apenas 15L.
 
Desde a XT500, que participou do Rally Paris-Dakar na década de 1970, a Yamaha está na vanguarda na construção de motores monocilíndricos. Na XT660Z, segundo o fabricante, o motor de 660 cm³ e cerca de 50cv foi otimizado para oferecer um bom desempenho em baixos e médios regimes de rotação. A Ténéré 2008 recebeu um kit de relação especialmente desenhado para melhorar as arrancadas.

Em um quadro construído em forma de diamante, esta trail traz um garfo telescópico de 210 mm de curso e duplo disco de 298 mm de diâmetro, na dianteira. Já na traseira, braço oscilante em alumínio, monoamorteceder que conta com 200 mm de curso e disco de freio simples de 245 mm.

A moto está calçada com pneus de uso misto — 90/90-21, na dianteira e 130/80-17 na roda de atrás. A lenda sobre duas rodas conta ainda com pára-brisa, lanterna com LEDs e duplo escapamento. Além de uma extensa lista de acessórios: protetores de mão, protetor do motor, malas rígidas e a opções de um escape Akrapovič.

Com 183 quilos, a nova Ténéré é vendida em três opções de cores: branca, cáqui e preta.

Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br