Relato: Preparadores fazem curso na Itália

Já com a ''mão na massa'', mecânicos instalam o Rapid Evo na BMW S 1000 RR. Confira!

Por André Jordão

Leia a parte 1

É possível deixar uma BMW S 1000 RR, eleita a esportiva do ano, ainda mais veloz? É com essa pergunta em mente que iniciamos nosso segundo módulo de treinamento na Itália. A preparação da novíssima BMW S 1000 RR está na agenda de hoje e todos se mostram bastante ansiosos pela experiência que nos espera.

A moto que se tornou referência imediata em termos de tecnologia e desempenho logo após seu lançamento não foi vista ainda por boa parte do público motociclista brasileiro. Privilégio dobrado então para os preparadores que tiveram não só prazer de vê-la, mas também de prepará-la e depois testá-la no dinamômetro.

Já no treinamento e antes de irmos para o dinamômetro preparar “nossa” BMW S 1000RR, somos apresentados ao Tunning Bike. O aparelho, uma obra prima da tecnologia italiana, foi desenvolvido em conjunto com Lucio Cecchinello's da LCR Honda MotoGP Team e tem por função gerar automaticamente mapas de injeção de combustível ultra precisos, através de sensores que fazem a leitura da mistura ar-combustível da motocicleta. Tecnologia italiana de última geração que apresenta resultados maravilhosos na preparação de motos com o uso do Rapid Bike. Importante frisar que essa tecnologia estará disponível em breve nas oficinas participantes do evento.

O italiano Daniel Vacca, instrutor da Dimsport que nos guia em todo o processo, é extremamente qualificado tecnicamente e tira de imediato todas as dúvidas que surgem. É instalado então na moto o novíssimo módulo Rapid Evo na BMW. A instalação é simples e rápida. O uso do Tunning Bike auxilia no acerto fino da moto – apesar de tantos recursos, se mostra bastante simples em seu uso. Aparelho instalado, moto ligada e dinamômetro em funcionamento. A expectativa é grande. 

O lindo som dos 1000cc da BMW diminui na sala de dinamômetro e os resultados começam a aparecer. Todos se entreolham com satisfação: os ganhos são impressionantes. Sim, até BMW S 1000 RR pode ficar ainda mais rápida e veloz com o uso destas tecnologias.

Possível sim, mas será necessário? Alguns se perguntariam. Seria racional adicionar ainda mais potência a uma moto de 193cv. Bem, não se trata de racionalidade, não se trata de números, mas sim de motos, de  paixão – e quando o assunto é paixão por motos, quanto mais, melhor!

O fim do 299

Como muitos sabem, a velocidade máxima das motos esportivas é eletronicamente limitada a 299km/h no painel. Ou seja, apesar de muitas esportivas potencialmente poderem atingir velocidades superiores a 299, o máximo que o painel mostrará será esse número. Trata-se de uma reclamação antiga de pilotos e preparadores que sempre sonharam em determinado momento na pista olhar para o painel e ver o primeiro digito do painel passar do número 2 para 3.

Quão maravilhoso seria em dado momento, por exemplo, olhar para o painel e vislumbrar o místico número de 320km/m (200 milhas/h)? Pilotos e preparadores podem parar de sonhar. Agora o desbloqueio da velocidade máxima do painel é possível com o uso do Rapid Bike Evo, pois o aparelho tem a função de desbloquear eletronicamente a velocidade máxima antes limitada a 299km/h. Está decretado, o “299” está com seus dias contados.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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