Reeducação de instrutores de motoescolas

Centros de formação do País contam com o apoio da Honda para treinar seus profissionais.

Por Roberto Brandão

Com o objetivo de requalificar os profissionais responsáveis pela formação de novos motociclistas, a Honda treinou 670 instrutores de moto-escolas por meio de unidades volantes dos centros educacionais de Trânsito Honda (CETHs) em Indaiatuba e Recife. Os cursos aconteceram no decorrer do segundo semestre de 2009 e foram ministrados aos profissionais dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Norte.

O curso é específico para o segmento de formação de condutores, com 16 horas de duração, e dividido em uma parte teórica e outra prática. Durante a aula teórica, são abordados temas como características e comandos da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos de proteção, postura básica, técnicas em curvas, técnicas de frenagem, posicionamento da motocicleta, visibilidade, estratégias de condução e pilotagem no trânsito.

Já na aula prática, os participantes aprendem técnicas de como ensinar os pilotos iniciantes. Na ocasião, os instrutores são orientados sobre a melhor forma de explicar o funcionamento da motocicleta, os comandos básicos, entre eles, como sair com o veículo, como pará-lo, como mudar de marcha e exercícios de equilíbrio.

Além das instruções do módulo de pilotagem, são acrescidas orientações direcionadas à atividade de instrutor. Nesta estapa, é enfatizada a necessidade de se ter a postura de instrutor, ou seja, ser um exemplo para todos, jamais cometer infrações de trânsito ou deixar de utilizar os equipamentos de segurança necessários para a condução da motocicleta.


Fonte:
Moto Vrum

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br