moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Que moto devo comprar?

Saiba que o peso que você carrega na sua moto pode ser determinante para a causa de um acidente

03 de April de 2014
Compartilhe este conteúdo:

André Garcia

“Que moto devo comprar?” Esse tema quando apresentado nas palestras, suscita uma grande interação, maior até do que os assuntos relacionados com a pilotagem em si.

E tal escolha tem “cardápio” amplo, incluindo os scooters ou motonetas, nos quais o condutor vai sentado, ao contrário da motocicleta, onde a postura é diferente, montada.

A escolha de um veículo deve sempre levar em conta a finalidade de utilização, claro, mas muitas vezes desconhecimento ou falta de bom senso ao optar podem causar sérios problemas.

Acidentes ocorrem por diversos fatores, como pelo mau estado da via pública, infração de trânsito (ultrapassar um sinal vermelho, por exemplo), falta de habilidade do piloto ou utilizar a moto para uma finalidade errada, ou além de sua capacidade. O desrespeito da capacidade de carga do veículo está no topo desta lista de erros graves. O próprio Código de Trânsito trata da capacidade dos veículos quanto à quantidade de passageiros e tração, ou seja, o peso máximo suportado, que deve ser informado pelo fabricante.

Sendo assim, todos deveriam procurar veículos adequados para a finalidade que deseja, mas, também considerando seu peso e altura. A capacidade de carga útil da motocicleta é uma importante informação que consta no sempre pouco lido manual das motos.

Todavia, consultando o site de todos os associados a Abraciclo (associação das montadoras), nenhum fabricante divulga nos, respectivos, sites na ficha técnica dos produtos tal dado de maneira mais evidente. Informação que deveria constar junto ao peso a seco ou peso em ordem de marcha do produto.

Motocicletas são projetadas para aguentar piloto, garupa e bagagens.

Portanto, a força do motor (torque e potência), rodas, pneus e especialmente os freios são dimensionados para suportar um peso determinado. Quando o limite é ultrapassado, o motociclista passa a colocar sua vida e a dos demais que dividem a via pública com ele em sério risco. Veja o exemplo: no manual do usuário da Honda CG 150, consta como capacidade máxima de carga 161 kg.

Dois adultos mais mochila passam fácil a capacidade de carga, o que prejudica a performance da moto, sendo o principal aspecto negativo a sobrecarga dos freios.

O peso admitido como limite, para o qual os projetistas garantem bom desempenho e segurança para acelerar e, principalmente, frear.

Infelizmente são raros os vendedores adequadamente treinados para repassar tais dados aos clientes, realidade refletida nas ruas através das muitas motos de baixa cilindrada com excesso de peso que vemos circulando por aí. E sem serem fiscalizadas... Assim sendo, olho no peso. Cabe a você zelar pela sua segurança.

Não esqueçam: Não há razão quando se ganha uma lesão. Pilote equipado e preventivamente. Equipamento não é só o capacete.

André Garcia é motociclista, advogado especialista em Gestão e Direito de Trânsito, colunista na imprensa especializada de duas rodas, idealizador do Projeto Motociclismo com Segurança que busca aculturar a sociedade em segurança viária por meio de palestras e aulas de pilotagem, laureado com o Prêmio Abraciclo de Jornalismo em 2008 – Destaque em Internet e em 2013 – Vencedor em Revista, com matérias de segurança viária, foi homenageado pelo Dia Internacional do Motociclista em 09/08/2013 pela Câmara Municipal de São Paulo e Associação Comercial de São Paulo com o Troféu “Marco do Paz” destinado a quem se destaca em trabalhos de ação social e pela construção da cultura de paz no mundo. E-mail: andregarcia@motosafe.com.br



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ducati Monster 821 ganha versão comemorativa de 25 anos

Sorocaba tem 1º Encontro de Motos na Garagem no dia 28/10

Contran autoriza pagamento de multas de trânsito com cartões

Kawasaki inicia produção da nova Ninja 1000 na Índia

Boletim MOTO.com.br - Notícias de motos em 1 minuto (14/10/17)

Lançamento: Suzuki lança nova GSX-S750 ABS no Brasil

Polícia de Dubai anuncia moto voadora no combate ao crime

Kawasaki lança Versys-X 300 no Brasil em três versões

Triumph lança nova naked Street Triple RS e S no Brasil

Kawasaki lança nova Z900 no Brasil em versão única com ABS

Kawasaki Versys-X 300 é atração no Megacycle Paraty (RJ)

MOTO.com.br divulga ranking de motos mais anunciadas em agosto

MotoTest: 4ª edição acontece com foco em nakeds e big trails

Ducati XDiavel S surpreende com a nova cor Iceberg White


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras